LocPay lança alternativa ao crédito bancário tradicional, com foco em proprietários e administradoras de imóveis
Um grupo de jovens empreendedores cearenses lançou uma fintech voltada a dar liquidez imediata a proprietários de imóveis. A plataforma permite a antecipação de até 12 meses de aluguel, operação feita de forma digital e com taxas mais baixas que as praticadas pelos bancos.
O modelo da LocPay nasceu da inquietação de três jovens nascidos no Ceará: Joaquim Neto, estudante de economia no Insper e CEO da empresa, juntamente com João Lavor, graduando em economia e diretor comercial e Carlos Pedro, estudante de administração no Insper e diretor de operações da startup, ao perceber a dificuldade que proprietários de imóveis tinham para acessar crédito mesmo com uma renda recorrente e previsível.
“No Brasil, o aluguel sempre foi visto como renda passiva, mas nunca como ferramenta de alavancagem. Nossa ideia foi transformar esse ativo em liquidez imediata, ajudando os proprietários a organizar as finanças, investir em novos projetos ou simplesmente ter mais liberdade de uso do próprio dinheiro”, explica Joaquim Neto.
Ainda de acordo com o CEO, a iniciativa envolve uma rede de imobiliárias parceiras, que oferecem a solução aos clientes. Após análise do contrato de locação, o dinheiro é liberado em até uma hora. O repasse mensal dos aluguéis segue sendo feito pela administradora diretamente à fintech. O sócio aponta que a imobiliária continua recebendo o aluguel e a taxa de administração do imóvel antecipado; a LocPay só considera o valor líquido que o proprietário recebe para fazer o adiantamento. Além disso, a imobiliária é remunerada com uma comissão a cada antecipação realizada.
“A imobiliária continua recebendo os aluguéis mensais dos inquilinos e repassando à LocPay durante o período do contrato. Todo o processo é digital e com acompanhamento humano”, disse Joaquim Neto.
Cenário
O movimento acontece em um contexto de forte alta dos aluguéis no país. De acordo com o FipeZAP, no primeiro semestre de 2025, os aluguéis residenciais acumularam alta de 5,66%, superando tanto o IPCA (+2,99%) quanto o IGP-M (-0,94%). Ainda segundo a pesquisa, o valor do metro quadrado para venda em Fortaleza é de R$8.582, com variação mensal de 1,40% e acumulado de 14,47% em 12 meses. A cidade está na 16ª posição dentre os 56 municípios monitorados pela pesquisa, o que aumenta o apelo por alternativas financeiras ligadas ao setor.
Além da liquidez, a operação da fintech se apoia em inteligência artificial para análise de risco, prevenção a fraudes e atendimento. Para Joaquim Neto, “o objetivo é escalar a atuação em todo o Brasil, mantendo proximidade com as imobiliárias”.
A proposta reforça a presença de iniciativas de inovação vindas do Nordeste em setores tradicionalmente concentrados no eixo Rio-São Paulo, em especial nos segmentos financeiro e imobiliário.
Sobre a LocPay
A LocPay é uma fintech de crédito imobiliário especializada na antecipação de aluguéis. A empresa permite que proprietários recebam até 12 meses de aluguel de forma imediata, por meio de um processo 100% digital, com análise de contrato e repasse realizado em poucas horas. Fundada em Fortaleza e também com sede em São Paulo, a LocPay atua em parceria com imobiliárias e administradoras de imóveis em todo o Brasil. O modelo integra tecnologia, inteligência artificial e compliance para oferecer liquidez a proprietários e novos serviços ao mercado imobiliário.

