Maior Downwind de Kitesurf do planeta chega em sua 13ª edição: Iron Macho percorrerá seis estados do Nordeste

 



De 1º a 30 de setembro de 2025, o Ceará e mais seis estados do Nordeste se transformarão no ponto mais importante para os amantes do Kitesurf com o Downwind Iron Macho. A maior aventura em mar aberto do mudo terá mil milhas náuticas ou 1.826 milhas de muita conexão, aventura e liberdade, com a participação de mais ofertas de kitesurfistas do Brasil e de vários países da Europa, América Latina e Estados Unidos.  As inscrições ainda são específicas em participar!

Informações e pacotes:

(85) 9.8788.4176 e 9.8753.1049

 

Seu sonho de aventura e conexão com a natureza já percorreu quase 30 países, da Europa, África e Américas, levando e divulgando a prática do Kitesurf como praticamente um mantra e filosofia de vida. Com essa mesma motivação, Marques Filho, 44, chega à frente capitaneando a 13ª edição do Iron Macho, que sai da Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, no próximo dia 1º de setembro, e termina dia 30 do mesmo mês, em Alcântara, no estado do Maranhão. Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí completam a travessia da kitetrip.

Com mais de 50 inscritos de vários estados brasileiros e países como Argentina, Holanda e Canadá, o objetivo agora é aumentar cada vez mais esse “cartão de viajantes e amantes da natureza”, como diz Marques. "É muito bom ver e sentir as experiências de quem faz pela vez ou já passou por aqui outros anos. Visitar e conhecer cada comunidade de praia, os nativos, estabelecer um intercâmbio e conexão com histórias de vida completamente e aparentemente diferentes mas, várias vezes, com sentimentos parecidos", conta o empresário cearense, criado no Mangue Seco, município de Preá, litoral leste do estado.

Desde 10 de agosto, o Ceará respira mais do que nunca a energia e os ventos para a prática de um dos esportes que mais crescem no mundo e que em 2024 passou a ser esporte olímpico em Paris, o Kitesurf. Durante uma semana, mais de 24 mulheres de vários estados brasileiros desbravaram mais de 300 quilômetros do litoral cearense, entre as praias do Cumbuco e Tatajuba.

Iron Macho para todas as idades e gêneros

Pelo terceiro ano, as mulheres embarcaram na aventura do Iron Macho, atravessando seis estados nordestinos completando as mil milhas náuticas fazendo kitesurf. Desta vez, a candidata é a mineira Priscila Bartolomeu.

A ideia do nome, segundo o idealizador e kitesurfista Marques Filho, surgiu no momento em que visualizou uma prova de triatlo do Ironman. "Na hora, vendo aquelas toucas, braços em movimento, porque não ironmacho? uma coisa com a nossa cara, nosso jeito de falar cearencês...Não tem absolutamente nada a ver com sexismo ou machismo, pelo contrário o Iron Macho tem a participação de mulheres, pessoas com deficiência e de que qualquer orientação sexual", aponta Marques.

Números

Nos 13 anos de realização do Iron Macho, aventureiros de mais de 50 países, 18 estados brasileiros, participaram da kitetrip e mais de cinco mil cruzaram pelo menos a maioria dos estados visitados do Nordeste durante o percurso.

Segundo a Associação Brasileira de Kitesurf, chegam anualmente cerca de 170 mil praticantes do esporte no Ceará entre julho e novembro. De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), 400 mil turistas vieram ao Estado para a prática de esportes ou aventura. O número representa 16,2% do total de visitantes internacionais e 12,1% dos turistas domésticos.

Como a maior jornada de Kitesurf do mundo em distância percorrida, não tem o objetivo de pódio ou disputa por vencedores, a proposta continua sendo o encontro de gerações, a aventura, o intercâmbio de culturas, as descobertas de paraísos desconhecidos.

“Começamos, mais uma vez, uma grande odisseia em busca de uma beleza poética inspirada na natureza, no vento, no sol e no mar, a base desse esporte tão dignificante que é o Kitesurf e que traz três elementos fundamentais para o sucesso e a longevidade do Iron Macho, que é a leveza, a liberdade e a felicidade proporcionada por essa experiência de 28 dias”, disse liberado o CEO do projeto e praticando a modalidade há mais de 13 anos, Antônio Marques.

Sobre Iron Macho

                               Surgido para fazer o contraponto irreverente ao Ironman, o Iron Macho e depois o Iron Divas, vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, que desembarcam no Ceará para vivenciar essa experiência única de liberdade e contato com a natureza. Em 2025, serão 1.825 milhas, da Ilha de Itamaracá/PE até Alcântara no Maranhão.

Especialização

                A equipe cearense especializada em kiteturismo, há 11 anos no mercado, incorpora, desde o nome da empresa, o orgulho de seu estado natal. Responsável pela maior  kite trip  em extensão do mundo, que em 2025 chega à sua 13ª edição, a Iron Macho oferece estrutura completa para o desafio de percorrer quase dois mil quilômetros em praias do nordeste brasileiro.

                Com um quadro formado por uma equipe, em média, de 30 pessoas no total, o evento conta com a presença de paramédicos, seguranças, técnicos, assistentes, profissionais de comunicação, tradutores, motoristas que fazem o transporte de material, atletas, pessoal de apoio entre outras necessidades.

 

             Além da adrenalina e da emoção, o Iron Macho promove o esporte, a saúde e o bem-estar dos participantes, além da educação ambiental com a limpeza de algumas praias, e de contribuir para o desenvolvimento turístico das cidades percorridas pela kitetrip, movimentando a economia local: são mais de 66 pousadas e centenas de empregos e indiretos beneficiados com o projeto, que também proporciona uma redução das desigualdades regionais uma vez que praias antes com pouquíssima visibilidade e tornam os destinos de visitação pouco velejadores do mundo Tudo, que busca sempre novos lugares para a prática do esporte.

 

             A maior kitetrip do mundo em distância percorrida já é conhecida e consolidada por ter o caráter educativo de incentivos essas viagens por lugares novos e preservados. “Acreditamos no potencial da costa nordestina como destino turístico econômico e sustentável, inclusive com as melhores condições do mundo para a prática não apenas do kitesurf; mas o kite é uma prática que não agride o meio ambiente e nos permite realizar viagens de forma sustentável, divulgando esses destinos turísticos, interagindo e, sobretudo aprendendo com as comunidades ribeirinhas, pescadores, artesões, guias turísticos, cozinheiras, num grande tecido da nossa cultura”, diz Marques, CEO do projeto.

 

Mapeando a aventura

                Além de desvendar roteiros turísticos de aventura pela kitetrip mais longa do mundo, o Iron Macho vem promovendo a prática desse esporte, tendo mapeado em 10 anos, nove estados do Nordeste e dois do Norte, enviando mais de 2,5 milhões de milhas de costa: Bahia, Sergipe, Recife, João Pessoa, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão (estudando o Pará e Amapá), além de 23 países, das Américas, África e Europa, promovendo eventos como o Iron Divas, Kite Family, Downwind Tropa de Elite, Trip Egito, Downwind das Emoções, Kite Selva, além de viagens com grupos nacionais e internacionais.

 

Serviço:

Ferro Macho, de 1º a 30 de setembro de 2025

Itamaracá/PE – Alcântara/MA

https://ironmacho.com.br/

https://www.instagram.com/ ironmacho.kitetrip/

https://www.facebook.com/ ironmacho.com.br/

https://www.youtube.com/c/ IRONMACHOKITETRIP

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro