Projeto social vai preparar pessoas idosas para lidar com inteligência artificial




O Chá Tecnológico e Social Itinerante é gratuito e está com inscrições abertas em Fortaleza e outros 14 municípios


Casos recentes de pessoas que tiveram suas rotinas prejudicadas por confiarem em informações produzidas por Inteligência Artificial (IA) chamam atenção para a necessidade de um maior preparo da sociedade. Um casal espanhol, por exemplo, centenas de quilômetros em busca de um ponto turístico inexistente, criado por uma IA. Em outra situação, uma pessoa orientada perdeu o voo internacional após seguir orientações incompletas fornecidas por uma ferramenta de IA.


Esses episódios ilustram um cenário em que todos, independentemente da idade, precisam aprender a lidar de forma crítica e consciente com essa tecnologia. Mas, entre todos os públicos, as pessoas idosas se mostram ainda mais vulneráveis, uma vez que, em muitos casos, tiveram menos contato com o mundo digital ao longo da vida.


E para atender a essa necessidade, o Chá Tecnológico e Social Itinerante, projeto realizado pelo Instituto Idear, ampliou sua programação em 2025. Além de já promover aulas que estimulam a autonomia digital, a socialização e a descoberta de novos horizontes, o projeto passou a incluir conteúdos sobre inteligência artificial em suas atividades. Os encontros explicam de forma simples o que é a IA, apresentam seus usos mais comuns e orientam sobre como evitar golpes e desinformação relacionados à tecnologia.


As aulas da nova edição do projeto têm início previsto para setembro e as inscrições estão abertas em Fortaleza e em outros 14 municípios cearenses. A coordenadora do projeto, Cristina Luz, destaca que a inclusão da temática é uma resposta direta às transformações sociais. "Não se trata de afastar os idosos da tecnologia, mas de prepará-los para que possam utilizá-la com segurança, autonomia e senso crítico. Nosso objetivo é dar às pessoas idosas condições de viver a era digital de forma plena e protegida", afirma.


Com mais de 1.800 pessoas formadas em 22 municípios, O Chá Tecnológico e Social Itinerante tem mostrado que a tecnologia pode ser uma aliada da qualidade de vida também para as pessoas idosas, instaladas como instrumento para a autonomia e a realização de novos projetos de vida. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro