Estácio Ceará recebe última edição do Projeto “Foca no Direito”, em parceria com o TJCE



O Centro Universitário Estácio Ceará sediou o último encontro da primeira edição do Projeto Foca no Direito, iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) voltada à capacitação de estudantes de Jornalismo sobre o funcionamento do sistema judiciário. O evento foi realizado no dia 8 de outubro, na Unidade Centro da Estácio Ceará.

Mais de 150 universitários participaram das atividades, que também contemplaram alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto tem como objetivo aproximar futuros profissionais da comunicação do universo jurídico, esclarecer dúvidas e contribuir para uma cobertura jornalística mais qualificada e responsável sobre temas da Justiça. Durante as capacitações, o juiz Edilberto Lima, auxiliar privativo da 1ª Vara do Júri de Fortaleza, conduziu os encontros com explicações sobre conceitos e processos jurídicos frequentemente presentes nas pautas da imprensa.

A coordenadora do curso de Jornalismo da Estácio Ceará, Luana Amorim, destacou a relevância da proposta e os benefícios da iniciativa para a formação dos estudantes. “Considero a proposta deste desafio, apresentada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, de grande relevância, dada a importância do tema. O acesso dos nossos alunos a informações de qualidade durante sua formação proporciona maior segurança para o exercício profissional em redações, veículos de comunicação, rádio e televisão, na produção de conteúdo relacionado a essa temática”.

Ela ainda explica que o desenvolvimento das habilidades de argumentação e a familiarização com fontes de qualidade, ainda na graduação, são fundamentais para a atuação jornalística. “Essas competências possibilitam que, na vida profissional, os alunos busquem informações com precisão, solicitem dados relevantes e saibam a quem se dirigir com eficácia. Manifestamos, portanto, grande satisfação em receber esses profissionais na Estácio, a fim de ampliar nosso discurso e fortalecer a formação dos estudantes, sempre com base na ética e nos princípios do jornalismo, que visam à busca por informações de qualidade e impacto social”, comentou.

O reitor da Estácio Ceará, Vinícius Pereira, destacou o compromisso da instituição em oferecer uma formação conectada com as demandas da sociedade. “O nosso propósito é formar profissionais éticos, críticos e preparados para atuar com responsabilidade social. Projetos como o Foca no Direito fortalecem essa missão, ao promover o diálogo entre áreas do conhecimento e aproximar nossos estudantes das práticas e valores que contribuem para o exercício do jornalismo de qualidade”, afirmou.

Para os estudantes da Estácio Ceará, o momento foi de aprendizado e troca. O aluno Vladmir Holanda, do 6º semestre de Jornalismo, destacou a importância da experiência. “Deu pra conhecer um pouco sobre como funciona a questão do Direito, cada terminologia, para onde vai cada processo. Eu gostei muito das explicações, achei fundamental”, disse.

A estudante Fabrícia Braga, do 7º período, também elogiou o material de apoio entregue aos participantes.“Foi uma manhã muito rica em informações. Aprendemos mais sobre uma área que não é tão explorada na universidade, e com a cartilha que recebemos, podemos tirar dúvidas e produzir textos com mais segurança”, finalizou .

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro