Com histórias de superação, dor e esperança, mulheres moradoras de uma ocupação no bairro Padre Andrade, em Fortaleza, vêm encontrando no grupo terapêutico da Associação O Pequeno Nazareno um espaço de acolhimento e transformação. A faz iniciativa parte do Projeto Dignidade com a Infância, realizado pela Associação em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Realizados quinzenalmente, os encontros oferecem um ambiente seguro para o diálogo e o cuidado emocional, promovendo a escuta ativa, o fortalecimento da autoestima e o enfrentamento de traumas. "Nosso objetivo é proporcionar às mulheres um espaço de confiança, onde elas possam ressignificar suas vivências e transformar a dor em força. O grupo é sobre afeto, cuidado e a certeza de que nenhuma delas esteja sozinha", explica a psicóloga Karla Geovana, que coordenou a atividade em Fortaleza.
Durante as rodas de conversa, os participantes reuniram suas experiências, encontrando apoio umas nas outras. É o caso de Isabel Brandão, que enfrenta os desafios de conviver com a dependência química na família. "Meu irmão é usuário de drogas e perdi um sobrinho por causa desse mundo. É muito sofrimento, mas aqui eu aprendo a lidar com isso e encontro forças para continuar resistindo e acreditando em dias melhores", desabafa.
Outra participante, Carla Severo conta que gosta muito de participar e tem sido ensinada pela atenção, cuidado, retorno e qualidade no atendimento. "A gente chega transferido de dor, mas sai daqui mais leve. Esse espaço nos ajuda a entender que ainda podemos recomeçar, mesmo depois de tanta perda", afirma.
Para a psicóloga Carla Geovana, cada encontro é uma oportunidade de reunião coletiva. "Quando essas mulheres compartilham suas histórias, elas não apenas aliviam o próprio peso, mas também fortalecem umas às outras. É nesse movimento de acolhida que nasce a possibilidade de um novo olhar para si e para a vida", reforça.
O grupo terapêutico se reúne a cada 15 dias e segue sendo um espaço de convivência, cuidado e transformação para as mulheres de Fortaleza e de todos os municípios do norte e Nordeste onde O Pequeno Nazareno atua. Para mais informações acesse o site: https://opequenonazareno.org.
Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno
Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizados em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, uma instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.