7º Festival Internacional Imaginários Urbanos: II Seminário de Estudos da Performance inicia neste domingo (16) em Fortaleza

 


A segunda edição do Seminário acontece entre os dias 16 e 19 de novembro , propondo um mergulho nas relações entre arte, território, corpo, ecologia e comunidade — temas que atravessam a noção de “bem viver” como prática estética, ética e política.


A 7ª edição do Festival Internacional Imaginários Urbanos, promovida pela Plataforma Imaginários, ocupa diversos espaços de Fortaleza, Sobral, Natal e Rio de Janeiro com uma programação intensa e gratuita voltada à performance urbana, videoperformance, residências artísticas e debates. O festival convida o público a repensar as formas de existir, criar e conviver, tomando as Políticas do Bem Viver como ponto de partida para imaginar práticas e poéticas que rompam com o paradigma da exploração e da escassez, propondo, assim, modos de vida pautados na interdependência, na escuta e no cuidado mútuo. 

Com curadoria Geral de Eduardo Bruno, o evento é referência nacional em performance investindo em formação, circulação e acessibilidade a cada edição, posicionando-se como espaço de diálogo entre arte e cidade, além de ser essencial ao desenvolvimento da linguagem no Ceará e no Brasil.

Um dos eixos de Festival é o II Seminário de Estudos da Performance, com coordenação de Waldírio Castro, a programação acontece de 16 a 19 de novembro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no IFCE (Campus Fortaleza), reunindo artistas, curadores, pesquisadores e pensadores de diferentes regiões do Brasil e da América Latina. 

A abertura conta com a mesa: “Bem viver como prática: Arte, Território e Comunidade”, composta por Melissa Alves, curadora do ateliê e escola de arte Sertão Negro, ao lado de Carolina Rodrigues, curadora geral do Museu Bispo do Rosário. Já o encerramento, no dia 19, ocorre com uma conferência do Prof. Dr. Brian Smith Hudson, da Universidade Nacional Autônoma do México, intitulada: O comum como práxis estética.

Este projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com recursos provenientes da Lei Federal n. 14.399 de julho de 2022 - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Conta com parceria do Centro Cultural Belchior, Centro Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz, Hub Cultural Porto Dragão, Theatro José de Alencar e  MIS Ceará, espaços públicos de cultura de Fortaleza geridos pelo Instituto Iracema, IDM e Instituto Mirante, além do Atelier 156, em Sobral, da Bela Maré, no Rio de Janeiro, e do Espaço A3, em Natal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

Abertura – 16 de novembro | 16h às 19h | Centro Dragão do Mar (auditório)

A programação inicia com a Conferência de Abertura, intitulada “Bem viver como prática: arte, território e comunidade”, com as convidadas Melissa Alves (Curadora do Projeto Sertão Negro) e Carolina Rodrigues (Diretora do Museu Bispo do Rosário), sob mediação de Waldírio Castro (artista, curador e coordenador do Seminário).

A mesa propõe refletir sobre práticas artísticas e institucionais que colocam o cuidado, a memória e o território no centro da ação, questionando os modelos hegemônicos da arte e destacando experiências que inventam modos de existência outros — mais coletivos, afetivos e sustentáveis. Durante a abertura, haverá também venda de livros performáticos, em parceria com a Livraria Reticências.

Dia 17 de novembro | 14h às 19h | IFCE – Cena 05 (Casa de Artes)

O segundo dia é dedicado a mesas temáticas que articulam arte contemporânea, crítica decolonial e ecologias do bem viver:

  • Mesa 1 – Performance, anticapitalismo e decolonialidade: um olhar para mundos outros que já existem, com Junior Pimenta e Renata Felinto. Mediação de Lívio Pereira.
    Debate sobre a performance como prática de resistência às lógicas coloniais e capitalistas, propondo outras economias e temporalidades já instauradas no presente.

  • Mesa 2 – Performance e ecologias do bem viver com Lyz Vedra e Wes Viana. Mediação de Wellington Saraiva.
    A mesa explora a arte como espaço de cuidado e reciprocidade com a natureza, discutindo a relação entre corpo, terra e o não humano diante da crise ecológica.

  • Mesa 3 – Bem viver em comunidade: práticas performáticas colaborativas, com Ella Monstra (Carnaval no Inferno) e Wellington Junior, sob mediação de Jacqueline Peixoto.
    Reflete sobre o caráter comunitário da performance e suas potências de partilha, cuidado e celebração coletiva.

Dia 18 de novembro | 14h às 19h | IFCE – Cena 05 (Casa de Artes)

O terceiro dia é voltado às Comunicações de Pesquisa divididas em três eixos temáticos — correspondentes às mesas do dia anterior —, criando um espaço de interlocução entre artistas, acadêmicos e público interessado. Mediações de Lívio Pereira, Wellington Saraiva e Jacqueline Peixoto.

Encerramento – 19 de novembro | 18h30 às 21h | Centro Dragão do Mar (Auditório)

A Conferência de Encerramento será ministrada pelo Prof. Dr. Brian Smith (Universidade Nacional Autônoma do México), com mediação de Prof. Dr. Eduardo Bruno.

Sob o título “O comum como práxis estética: corpos, comunidade e agenciamentos no horizonte do bem viver”, a fala propõe pensar a arte e a performance como espaços de produção do comum — gestos políticos e imaginativos que restituem vínculos e reinventam modos de coexistência frente às lógicas extrativistas e neoliberais.

Em seguida, acontece o início da mostra de Performance Urbana, no Espaço Mix (em frente ao Auditório do Dragão do Mar). 

Sobre o Seminário

Criado em 2024 como um espaço de reflexão e encontro entre artistas e pesquisadores da performance, o Seminário de Estudos da Performance consolida-se em sua segunda edição como um dos núcleos de pensamento do Festival Imaginários Urbanos. Sua proposta é articular práticas artísticas, críticas e pedagógicas que investiguem o corpo como campo de conhecimento e transformação social

Serviço

II Seminário de Estudos da Performance - 7º Festival Internacional Imaginários Urbanos
Dias: 16 a 19 de novembro de 2025
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e IFCE – Cena 05 (Casa de Artes)
Gratuito e aberto ao público
Parceria: Livraria Reticências
Parte da programação do 7º Festival Internacional Imaginários Urbanos

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro