Instituto Atlântico realiza 1ª Feira de Economia Criativa Ubuntu, para dar visibilidade a afroempreendedores



Evento gratuito vai reunir 15 empreendedores, com foco em negócios oriundos das periferias, e será no dia 28 de novembro, no Shopping Salinas, em Fortaleza.

Para valorizar e dar visibilidade a afroempreendedores, o Instituto Atlântico, por meio do seu pilar Ubuntu, está organizando a 1ª Feira de Economia Criativa Ubuntu, no próximo dia 28 de novembro, das 14h às 18h, no Shopping Salinas (espaço localizado em frente a sede do Instituto Atlântico), em Fortaleza. Também participam da organização a Escola Avanti Bootcamp, braço educacional do Atlântico, e o Praia,  Veículo de Venture Capital do Atlântico, em parceria com o Shopping Salinas, a Feira Negra de Fortaleza e o Instituto Mirante / Kuya – Centro de Design do Ceará. A Feira é gratuita e aberta ao público.

“O pilar Ubuntu é o responsável por nossas ações ligadas à Diversidade e Inclusão Racial. No caso da Feira Ubuntu, também pretendemos promover a inclusão produtiva e o fortalecimento do ecossistema afroempreendedor, dando visibilidade à capacidade artística desses empreendedores.”, explica Sibeline Marques, líder do pilar Ubuntu no Instituto Atlântico.

O evento vai reunir 15 afroempreendedores, com foco em negócios oriundos das periferias, abrangendo segmentos de gastronomia, moda, artes, design e artesanato. 

Além da exposição e comercialização de produtos, a programação contará com talks sobre afroempreendedorismo, conduzidos por referências do mercado, reforçando o compromisso com a valorização da cultura negra e o incentivo à geração de renda e protagonismo.  “Queremos que a Feira Ubuntu seja um espaço de troca, reconhecimento e fortalecimento, um ambiente onde a diversidade se traduza em protagonismo e novas possibilidades.”, comenta Sibeline.

Serviço
1ª Feira de Economia Criativa Ubuntu
Data: 28 de novembro de 2025.
Horário: 14h às 18h.
Local: Shopping Salinas – espaço em frente a sede do Instituto Atlântico.
Gratuita e aberta ao público.

Sobre o Atlântico

O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há 24 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos  Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento  de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.


Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2025, conquistou o 1º lugar no GPTW Ceará e o 23º do Brasil, na categoria empresas de médio porte. Este foi o oitavo ano consecutivo em que o Atlântico aparece com destaque no ranking do GPTW. Saiba mais: www.atlantico.com.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro