Sete pesquisadores com projetos vinculados à Fundação FASTEF estão entre os cientistas mais influentes do mundo





A Universidade Federal do Ceará (UFC) reafirma sua força na ciência global, 25 de seus pesquisadores estão entre os mais influentes do mundo ao longo da carreira, segundo o ranking internacional da Elsevier/Stanford. Dentre eles, sete estão ligados a projetos da Fundação FASTEF, evidenciando a importância estratégica da instituição no desenvolvimento de pesquisa de ponta e inovação tecnológica.

A professora Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, lidera o projeto “Biossimilar Pembrolizumabe e novo protótipo de fármaco nanoencapsulado na terapia anticâncer validados na Plataforma de Biomodelos-NPDM”. O professor Célio Loureiro Cavalcante, do Departamento de Engenharia Química, coordena estudos em parceria com a Petrobras, incluindo “Avaliação de tecnologias para remoção de compostos de cloro em correntes de hidrocarbonetos” e “Aumento do tempo de vida útil de tratamentos de squeeze de inibidor de incrustação – Bacia de Campos”.

Na área de alimentos, a professora Sueli Rodrigues, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, conduz o projeto “Desenvolvimento de novos ingredientes e processos para elaboração de alimentos”. Já o professor Victor Hugo C. de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática, lidera o estudo “Quantum AI para detecção de ataques em ambientes IoT-Fog”.

Entre os pesquisadores em destaque estão também Marcelo de Oliveira Soares, do Instituto de Ciências do Mar, que coordena o projeto de diagnóstico ambiental da área marinha adjacente à implantação da usina de dessalinização da Fortescue Future Industries (FFI), no Porto do Pecém, vinculada à produção de hidrogênio verde. Integra ainda o grupo de professores premiados o professor Rodrigo Silveira Vieira, do Departamento de Engenharia Química, responsável pelo estudo que avalia a eficácia pré-clínica e clínica de um hidrogel multifuncional desenvolvido a partir de fontes renováveis e vesículas extracelulares para regeneração da córnea. Já o professor Josimar de Oliveira Eloy, do Departamento de Farmácia, também agraciado lidera o projeto de desenvolvimento de imunolipossomas contendo oxaliplatina, produzidos por técnica microfluídica, com testes in vitro para terapia de câncer colorretal.

Além desses trabalhos, a FASTEF gerencia iniciativas como o “Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis e Lubrificantes no Estado do Ceará”, realizado em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a UFC, enfatizando sua vocação e sua atuação estratégica em setores essenciais para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

O investimento total nos projetos dos professores premiados ultrapassa R$ 33 milhões, reforçando a dimensão do aporte financeiro e a relevância da pesquisa científica realizada pela UFC e pela FASTEF.

“Nosso compromisso é transformar ciência em soluções concretas para a sociedade. Trabalhar com pesquisadores entre os mais influentes do mundo, mostra que nossa fundação está no caminho certo, unindo conhecimento, inovação e impacto social”, afirma Joaquim Perucio, diretor-presidente da FASTEF.

Com resultados que vão da área de saúde à área energias, do setor de alimentação ao meio ambiente, a parceria entre UFC e fundação FASTEF demonstra que a ciência cearense não se limita aos laboratórios: ela se converte em soluções reais para os desafios do país, projetando o Ceará no mapa global da inovação científica e tecnológica.

Sobre a Fundação

A FASTEF é uma das fundações de apoio institucional à UFC. É uma entidade privada sem fins lucrativos, dedicada à prestação de serviços voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico. Desde sua criação, já realizou a gestão de mais de 500 projetos.  Sua atuação envolve articulação com a própria UFC e outras universidades, pesquisadores, empresas e a sociedade em geral.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro