Ações como exercícios regulares, alimentação balanceada e controle do peso ajudam a evitar dores e preservar a saúde da articulação.
Dores no joelho não são exclusividade de quem está envelhecendo ou pratica esportes de alto impacto. Cerca de 69% dos brasileiros acima dos 18 anos enfrentaram uma situação semelhante, segundo a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”, realizada por Pés Sem Dor em 2017. Apesar de ossos, músculos e músculos sofrerem desgaste com o tempo, não são apenas os idosos a sofrerem com isso.
Considerado a maior articulação do corpo, o joelho é um complexo sistema de cartilagens e ligamentos que compreende quatro ossos diferentes: o fêmur (na coxa), a tíbia (na parte da frente da perna), a fíbula (dentro do joelho) e a patela (na região frontal da articulação). No cotidiano, é fundamental para diversas atividades, desde uma simples caminhada até subir escadas, e por isso dores frequentes geram tantos incômodos.
Além do papel essencial para o corpo, o joelho é responsável por absorver boa parte do esforço físico quando andamos ou praticamos atividade física, contando com a ajuda de um amortecedor natural – o menisco –, que reduz o atrito na região. Mas com o tempo, fatores como excesso de peso, sedentarismo, treinos intensos sem preparação e mais postura favorecem desgastes na cartilagem, inflamação de ligamentos e lesões.
Fortalecimento muscular e alimentação saudável protegem a articulação
"Manter o peso adequado reduz significativamente a pressão sobre a articulação, enquanto um estilo de vida ativo, com exercícios regulares, ajuda a preservar a cartilagem e a estabilidade do joelho. Ajustar a postura no trabalho e evitar longos períodos sentados também previne a sobrecarga silenciosa ao longo do dia", explica o ortopedista Jonatas Brito, Doutor em Ortopedia e Professor da UFC.
Para o médico, que também é doutor em Cirurgia e professor universitário, o pilar da prevenção não fortalece os músculos que cercam o joelho, especialmente quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas e glúteos. “Treinos de força para esses grupos musculares ajudam a estabilizar a articulação, podem controlar o risco de lesões e retardar a degeneração da cartilagem”, explica.
Além disso, uma suplementação de colágeno e uma dieta rica em antioxidantes também podem fortalecer a cartilagem e reduzir inflamações no joelho. Alimentos como salmão, nozes e frutas vermelhas, além de uma hidratação adequada, melhoram a especificidade do líquido sinovial, que lubrificam a articulação e protegem contra o atrito.
Estratégias para prevenir, controlar e tratar a dor no joelho
Invista em tênis adequado à pisada , com bom amortecimento, principalmente para quem corre, caminha longas distâncias ou permanece muitas horas em pé, além de evitar superfícies irregulares, como trilhas.
Evite automedicação e procure ajuda médica. Analgésicos e pomadas podem mascarar um problema que, tratado anteriormente, pode ter recuperação mais rápida.
Aumente a intensidade e o volume de exercícios de forma gradual , alternando dias de maior esforço com momentos de recuperação para evitar lesões.
Pratique alongamentos para manter os músculos mais flexíveis e reduzir a tensão sobre tendões e ligamentos, diminuindo o risco de lesões durante atividades físicas ou mesmo em movimentos no dia a dia.
Se as dores persistirem com frequência e virem acompanhadas de inchaço, desconforto ou sensação de que o joelho “falha”, é o momento de procurar um especialista. A avaliação médica pode identificar lesões nas fases iniciais, que são frequentemente resolvidas com tratamentos que tendem a ser menos invasivos e mais eficazes.
Cuidados nas festas de fim de ano
Durante o período das festas de Natal e Réveillon, é comum aumentar o ritmo de atividades e encarar viagens mais longas, o que pode sobrecarregar os joelhos se não houver cuidados. “Para prevenir dores, mantenha uma postura adequada ao viajar de carro, com os pés bem apoiados e os joelhos em ângulo confortável, além de realizar pequenas pausas para alongar e movimentar as pernas”, explica o médico.
Além disso, evite carregar peso excessivo em malas sem rodinhas e, nas comemorações, escolha calçados com bom amortecimento para reduzir o impacto nas articulações. Antes de dançar ou participar de brincadeiras, faça um breve aquecimento muscular e prefira atividades de baixo impacto, como caminhadas leves, que ajudam a manter a mobilidade sem exigir demais dos músculos.
SOBRE JONATAS BRITO
Jonatas Brito é professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Unichristus. Especialista em Cirurgia do Joelho, possui doutorado em Cirurgia pela UFC, tendo realizado diversos eventos internacionais, inclusive na Alemanha. É o criador da técnica mais utilizada no mundo que recupera menisco e previne artrose no joelho. Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

