O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, participou nesta segunda-feira, 1, da abertura da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, realizada na sede do Sebrae. Reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e governo, o evento marcou o início das discussões que irão orientar a contribuição cearense para a etapa nacional da conferência, prevista para 2026 em São Paulo.
Na ocasião, Luiz Gastão reforçou o compromisso do Sistema Fecomércio Ceará com o debate e destacou a importância da segurança jurídica, da qualificação profissional e da formalização das relações de trabalho.
“Acreditamos que é preciso fortalecer os sindicatos, as políticas sindicais e, acima de tudo, a segurança jurídica dos empreendimentos para que trabalhadores e empresários possam continuar crescendo. Não vejo capital e trabalho em lados opostos, mas no mesmo lado, buscando um crescimento compartilhado. Que possamos sair deste diálogo social mais fortes e dispostos a avançar na relação entre capital e trabalho”, afirmou Luiz Gastão.
A solenidade contou com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, do superintendente regional do Trabalho, Carlos Pimentel, além de representantes de centrais sindicais, órgãos públicos e entidades empresariais. A II CNT é reconhecida como um espaço tripartite e paritário de diálogo social, dedicado à construção de diretrizes e políticas públicas voltadas ao trabalho decente, à inclusão produtiva e ao desenvolvimento sustentável.
A programação continua nesta terça-feira, 2 de dezembro, com grupos de trabalho e plenária final. As propostas consolidadas na etapa estadual irão compor o documento-base que será levado pela delegação cearense à fase nacional da II Conferência Nacional do Trabalho.

