No verão, as crianças passam mais tempo ao ar livre, seja em praias, piscinas, parques ou em atividades recreativas. Diante do aumento da exposição ao sol, especialistas alertam para a importância de reforçar os cuidados com a proteção solar infantil, a fim de evitar queimaduras, insolação e outros problemas de saúde.
A exposição excessiva aos raios solares pode causar queimaduras, insolação e aumentar o risco de problemas de pele a longo prazo. Por isso, o uso diário do protetor solar é indispensável, mesmo em dias nublados. O produto deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas ou após entrar na água e transpirar.
Outro ponto de atenção é a hidratação. Com o aumento das temperaturas e do nível de atividade física, as crianças tendem a perder mais líquidos. Oferecer água com frequência, sucos naturais e água de coco é fundamental para evitar quadros de desidratação. Bebidas açucaradas e industrializadas devem ser evitadas, pois não substituem a hidratação adequada.
“Não importa o local das férias, se serão na praia, no campo ou na cidade: os cuidados com o sol são os mesmos. As crianças não devem ficar expostas ao sol entre 10h e 16h. Uma dica importante é o uso de roupas com proteção UVA e UVB, chapéu ou boné, permanecer em áreas sombreadas e, claro, aplicar filtro solar com FPS igual ou superior a 30. O clima de Fortaleza está cada vez mais quente, e essas proteções devem ser intensificadas, com reaplicação do protetor solar a cada duas ou três horas ou após o mergulho”, explica o farmacêutico Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da CDL de Fortaleza.
O especialista também alerta que alguns produtos podem causar irritação na pele sensível das crianças e que é recomendável a orientação do pediatra para a escolha do filtro solar mais adequado. “Caso a pele da criança fique vermelha ou ardida, deve-se fazer compressas com água fria, evitar novas exposições ao sol e reforçar a hidratação e a alimentação saudável, que devem ser rotina durante o verão. Existe um leque de opções de protetores solares no mercado, com diferentes preços, marcas e tamanhos, que podem se adequar à realidade de todas as famílias”, complementa.
Descontos especiais
A Farmácia Santa Branca firmou parceria com a Farmax, indústria responsável pela marca Sunless, para uma ação especial de verão que inclui descontos em toda a linha Sunless. A campanha contempla produtos faciais e corporais, com opções para todas as idades, infantil e adulto, além de bases com protetor solar em diversos tons.
A iniciativa reforça o compromisso da Santa Branca com a prevenção, a saúde e o cuidado com a pele, especialmente durante o período de maior exposição ao sol. Para mais informações, acompanhe o Instagram (@farmaciasantabranca) ou procure uma das lojas da rede no Ceará.
Sobre a rede de Farmácias Santa Branca
Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 21 lojas, três franquias, seis farmácias independentes associadas ao SB Conecta, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.
