Projeto Mulheres Lua promove autonomia, cultura e dignidade para mulheres idosas em Aquiraz

 



Iniciativa promove profissionalização, inclusão social e valorização cultural de mulheres idosas em situação de vulnerabilidade

O envelhecimento é um processo natural da vida e sua proteção constitui um direito social fundamental. Partindo desse princípio, o Projeto Mulheres Lua nasce com o compromisso de garantir a proteção integral dos direitos das mulheres idosas, por meio de ações que promovem inclusão social, valorização cultural e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no município de Aquiraz, no Ceará.

Realizado pela Tapera das Artes em articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto oferece atividades educativas e culturais que estimulam o resgate das referências culturais locais, o reconhecimento das tradições, dos ofícios e do patrimônio imaterial da primeira capital do Ceará. A proposta busca, sobretudo, promover aprendizado, desenvolvimento pessoal, humanização das relações e melhoria da qualidade de vida das participantes.

O Mulheres Lua contempla gratuitamente 150 mulheres com mais de 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades pedagógicas de profissionalização e ações de sensibilização. As participantes recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, como forma de incentivo à permanência e valorização de sua participação no projeto.

Dentro dessa iniciativa, 30 mulheres idosas participam de um programa de capacitação profissionalizante em cerâmica, realizado no ateliê da Tapera das Artes, ao longo de 12 meses. Sob a direção artístico-pedagógica de Denise Saboia, ceramista de renome nacional, o curso inclui modelagem manual e em torno, esmaltação e queima das peças. As atividades acontecem em dois encontros semanais de quatro horas cada, totalizando 380 horas de vivências artísticas, educativas e formativas, com foco na autonomia, no empreendedorismo e na geração de renda.

Além da profissionalização, o projeto desenvolve ações de sensibilização para outras 120 mulheres idosas, por meio de vivências artísticas e culturais, atividades de estimulação cognitiva adaptada, práticas físicas e ações intergeracionais. A programação inclui interação com grupos cênicos e musicais, sessões de cineclube com exibição de filmes clássicos e debates, acesso gratuito a espetáculos no Teatro da Tapera das Artes, com transporte assegurado, além de jogos de memória, raciocínio, alongamentos e caminhadas orientadas.

Com essa abordagem ampla e integrada, o Projeto Mulheres Lua tem como objetivo geral promover a profissionalização, o empreendedorismo e a inclusão social das mulheres idosas, valorizando seus saberes, fortalecendo a autoestima e estimulando a geração de renda, ao mesmo tempo em que amplia o acesso à arte, à cultura e ao convívio comunitário.

Entre os objetivos específicos, destacam-se a capacitação de 30 mulheres na área de cerâmica e empreendedorismo; a oferta de ações de sensibilização para 120 idosas; a produção de um vídeo institucional e de um book digital que registrem os processos educativos e culturais; e a realização de uma exposição com os produtos confeccionados ao longo da execução do projeto.

Ao unir cultura, formação, cuidado e pertencimento, o Mulheres Lua reafirma que envelhecer com dignidade é um direito e que investir nas mulheres idosas é fortalecer a memória, a identidade e o futuro da comunidade. 

Essa iniciativa é possível a partir do apoio de empresas parceiras como Grupo Edson Queiroz, Fortex, Aço Cearense, OK Energia (Sou Energy), Cegás e Vonixx, cujo compromisso com a responsabilidade social fortalece ações transformadoras e reafirma a importância da união entre sociedade civil e setor privado na promoção de dignidade, oportunidades e esperança para quem mais precisa

Sobre a Tapera das Artes

A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que, há 43 anos, promove cultura, educação e transformação social nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Com metodologia própria, já impactou mais de 25 mil pessoas nos últimos 10 anos, por meio de 24 ateliês formativos, organizados em dois eixos: Programa de Educação Coletiva de Música e Formação Cultural e Programa de Tecnologia, Inovação e Profissionalização.

A instituição conta com o apoio local da Prefeitura Municipal de Aquiraz e da Prefeitura Municipal de Mossoró, e em colaboração com escolas públicas das duas cidades, beneficia famílias de baixa renda, gerando mais de 80 empregos diretos por ano.

Nos últimos quatro anos, concedeu bolsas para 400 jovens e mulheres, consolidando-se como referência nacional em arte, educação e inclusão social, tendo patrocínio da empresa Fresenius Kabi e da Lei Federal de Incentivo à Cultura-Rouanet como ferramenta para viabilizar a execução de todos os  conteúdos educativos e de promoção cultural dos programas institucionais.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro