Na semana de comemoração ao Dia Nacional do Idoso (27/09), e ao Dia Internacional da Terceira Idade (01/10), o Instituto Olhar reforça o seu compromisso com o seu público assistido em busca do envelhecimento ativo: físico, mental e social. Com a finalidade de manter a sociedade informada na luta contra as doenças com transtornos mentais, a instituição promoverá ações socioeducativas sobre terapia, qualidade de vida e saúde mental do idoso.
Para o psicologo, Fhillipe Araújo, essas datas são muito importante na luta contra as doenças de transtornos mentais na terceira idade: “As ações de promoção em saúde do Instituto Olhar endossam a campanha de valorização da vida, fazendo frente à um cenário de crescente demanda no âmbito da saúde mental e de agravamento dos índices de suicídio. Tais ações vão na contramão dos estigmas que envolvem a questão, visando contextualizá-la a partir de um debate de saúde pública, conforme pautado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e referenciando a população aos serviços de saúde que lhe deem suporte”, conclui o especialista.
O Instituto Olhar é uma instituição sem fins lucrativos que atua efetivamente na área de prevenção, educação e promoção em saúde dos idosos, onde são desenvolvidos projetos e ações para capacitação, informação e mobilização da população em torno da prevenção à cegueira, e da efetivação dos direitos sociais da pessoa com deficiência visual. Fundado em 2008 o Projeto vem contribuindo para o diagnóstico precoce e o combate a cegueira causada por doenças oculares como glaucoma, catarata e retinopatia diabética.