A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 11 a 20 de novembro no Centro de Eventos do Ceará. Um dos maiores eventos dedicados ao livro e à literatura do Brasil, nesta edição traz como tema, “De Toda Gente para Todo Mundo”, reunindo em sua programação, artistas, debatedores, autores e editoras, oportunizando ao público uma aproximação maior com o universo literário. Entre os participantes e expositores, a Câmara Cearense do Livro (CCL) mais uma vez faz-se presente promovendo diversas ações em seu stand e em demais espaços. Nesta edição, as ações da CCL contam com o apoio cultural do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgrafica-CE).
Reunindo 14 editoras associadas, a Câmara Cearense do Livro (CCL) realizará durante o período de Bienal cerca de 50 lançamentos de autores cearenses nos mais diversos gêneros – cultura popular, infantil, fotografia, crônicas e muitos outros. Entre os quais, os autores Almir Mota, Klévisson Viana, Mônica Mota, Ana Miranda, Patrícia Veloso, Tarcísio Matos, Marcelino Câmara. Haverá o lançamento do livro Espedito Seleiro: Um Menino, Um Mestre, Editora CeNE, da autora Flávia Nonato, com apresentação do Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, no dia 19 de novembro, às 17h. Também acontecerá no dia 15, às 14h, o Encontro Científico de Autores(as) do Serviço Social Cearense.
Além de participar da programação do stand, o público poderá adquirir obras editadas pelas editoras. Professores têm descontos especiais.
Editoras participantes - Casa da Prosa, Caminhar, Pé de Imaginação, Premius, Terra da Luz, Sol Literário, Socialis, Armazém da Cultura, CeNE, Expressão Gráfica, Edições IPDH, Imeph e Edições Demócrito Rocha.
“A realização da Bienal Internacional do Livro do Ceará é um evento literário de alto nível. O setor da economia criativa, diga-se a economia do livro, precisa do incentivo da sociedade que agrega a aquisição do livro como bem individual, em que o indivíduo descobre um título e o compra para o seu consumo, mas é importantíssimo que se viabilizem propostas políticas que promovam o livro, a leitura e a literatura de forma coletiva”, declara, o Prof. Dr. Casemiro Campos, Presidente da Câmara Cearense do Livro - CCL.
Sobre a Câmara Cearense do Livro (CCL) - A Câmara Cearense do Livro (CCL), instituição fundada em 2008, tem como missão, fortalecer e fomentar a cadeia do livro do Estado do Ceará. Projetando assim, as atividades editoriais regionais para novos patamares na promoção do Estado e de suas potencialidades de produção intelectual, com o objetivo de buscar facilitar e possibilitar a visibilidade do Estado do Ceará nacional e internacionalmente; gerar uma integração em volta do próprio setor, como uma forma do fortalecimento de todos; e promover qualificação, implementando, entre outros instrumentos e atividades.
A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM). o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.
Serviço
Câmara Cearense do Livro
XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 11 a 20 de novembro, 09 às 22h
Centro de Eventos do Ceará
Stand 02
Acesso gratuito
Confira a programação no Instagram: @camaracearensedolivro