O longa faz sua pré-estreia dia 9 de novembro no Cineteatro São Luiz e, após a exibição, acontece um debate com o ator Gero Camilo e convidados
Em cartaz por mais de uma década, e vencedora dos prêmios Shell e Qualidade Brasil, a peça “Aldeotas”, de Gero Camilo, ganha uma releitura cinematográfica com direção e roteiro assinados pelo próprio ator. A pré-estreia acontece em Fortaleza no Cineteatro São Luiz, dia 9 de novembro, seguida por um debate com o ator, Gero Camilo, a diretora presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, a cineasta e diretore, Wara e com o produtor do filme, Daniel Greco. A conversa será mediada pelo curador e programador do Cineteatro São Luiz, Duarte Dias. O longa estreia dia 10, no Cinema do Dragão e a partir do dia 17 de novembro chega a outras cidades do Brasil.
Com produção da Gullane, em coprodução com Nip e Macaúba Produções e distribuição da Gullane, o filme abre novos caminhos a partir da obra original. “Esse é um filme autoral, que fala sobre amizade e memória com uma delicadeza imensa! Trazer para as telonas essa peça de grande sucesso, com direção do Gero Camilo foi um grande presente para a Gullane”, comenta o produtor, Fabiano Gullane.
A narrativa acompanha dois amigos, o poeta Levi (Gero) e Elias (Marat Descartes), que se conhecem desde a infância, mas acabam se separando aos 17 anos, quando resolvem ir embora da pequena cidade conservadora onde moram para viverem uma vida mais livre em um grande centro urbano. A ideia era fugirem juntos, mas Elias acaba desistindo. Eles irão se encontrar apenas quando Levi voltar à cidade para o velório de seu amigo.
Com uma linguagem poética, o filme investiga os caminhos da memória, amizade, do desejo, das forças repressoras e do anseio de liberdade por meio da longa parceria de Levi e Elias. Amigos de longa data, e experientes no audiovisual e teatro, Gero e Marat ainda não haviam contracenado no cinema. “A partir do nosso reencontro em cena, naturalmente, veio tudo à tona, toda história e relação dos personagens. Só foi necessário dosar a energia e a interpretação para caber no formato do cinema”, explica Marat.
Tanto Gero, como Marat, não veem o filme como uma simples adaptação do texto original da peça. “A comunhão do cinema, o encontro artístico entre direção, fotografia e arte levam o filme para paisagens muito próprias não usando o naturalismo como opção narrativa”, explica Gero, ator, diretor e roteirista do filme.
Gero conta que quando filmou “Chamas da Vingança”, de Tony Scott, no México, comprou a sua primeira câmera digital. Ao voltar para o Brasil, montou um grupo de cinema com Marat Descartes, Paula Cohen, Gustavo Machado, Gu Ramalho, entre outros amigos. “Formamos a Fuleragem Filmes. Filmamos dois curtas e um média-metragem dos quais dois deles eu dirigi. “Aldeotas” vem para reiniciar essa nova fase de direção.”
Sinopse
Filme inspirado na peça “Aldeotas”, de Gero Camilo. Conta a história de dois amigos que se separam aos 17 anos em meio aos conflitos da adolescência turbulenta na pequena e conservadora Coti das Fuças, interior do Brasil. Levi, poeta, cansado de sofrer abusos, cumpre o plano de fugir para uma cidade grande e mais liberal. Enquanto Elias, oprimido pela violência do seu pai, desiste de partir. Aos 50 anos, Levi volta para reencontrar o amigo no dia de seu funeral, onde as memórias dos dois são revividas antes do último adeus.
Ficha Técnica
Direção: Gero Camilo
Roteiro: Gero Camilo
Elenco: Gero Camilo, Marat Descarte
Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Daniel Greco, Felipe Sabino, Gero Camilo Produção Executiva: Daniela Antonelli Aun, Ana Saito, Pablo Torrecillas
Diretora Assistente: Kity Féo
Direção de Fotografia: Marcelo Trotta
Direção de Arte: Carla Caffé
Montagem: Helena Maura
Serviço - Pré-estreia
“Aldeotas”, de Gero Camilo
Data: 9 de novembro de 2022
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro).
Horário: 19 horas | Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h
Vendas online de ingressos pelo Sympla
Classificação Indicativa: 14 anos
Trailer: https://youtu.be/zoI-OkldTkw
Fotos e cartaz do filme: https://bit.ly/3SjKb5l
Sobre Gero Camilo
Gero Camilo é um renomado poeta, ator, diretor, cantor, compositor e dramaturgo cearense. Ele tem uma extensa e aclamada carreira, que inclui filmes como “Bicho de Sete Cabeças”, “Cidade de Deus”, “Carandiru” e a série “Som & Fúria”. No início dos anos 2000, fundou o coletivo “Fuleragem Filmes”, com um grupo de amigos recém-saídos da Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP). Lá, Gero Camilo foi responsável por dirigir com Gustavo Machado o curta “Parabéns” (2006) e por escrever e dirigir o média-metragem “Um Quatro Cinco” (2007). Agora, estreia o seu primeiro longa-metragem “Aldeotas”, no qual ele é responsável pelo roteiro e direção, como também desempenha um dos papéis principais.
Sobre Marat Descartes
Marat Descartes é ator, diretor, dramaturgo e adaptador, formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) em 1998. Tem 25 anos de teatro. Como ator, fez parte de mais de 40 espetáculos. Dentre eles: Primeiro amor, de Samuel Beckett, Aldeotas, de Gero Camilo, Felpo Filva, de Eva Furnari. No cinema, foi homenageado com o Troféu Barroco 2014 na 17a Mostra de Cinema de Tiradentes, por sua atuação em mais de 20 filmes, onde destacam-se: Mulher do pai, de Cristiane Oliveira, Uma dose violenta, de Gustavo Galvão, Super Nada, de de Rubens Rewald e Trabalhar Cansa, de Marco Dutra e Juliana Rojas. Agora, contracena no cinema pela primeira vez com seu amigo Gero Camilo, na adaptação da peça de teatro “Aldeotas”.