Iniciativa dos restaurantes mobiliza moradores e turistas a substituírem o plástico descartável por outros materiais
Devido aos diversos impactos ambientais negativos e pela própria mudança de comportamento humano, a Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro proibiu o uso de produtos plásticos em diversos locais de Caraíva, paraíso muito amado. E como quem ama, cuida, os restaurantess Beco da Lua e Bendito entenderam que a melhor forma de reduzir a quantidade de copos plásticos que acabam sendo descartados indevidamente, é utilizando os própios copos que temos em casa.
A redução do uso de descartáveis e o descarte de resíduos em vias públicas é uma preocupação da Secretaria de Meio Ambiente. O Coordenador de Fiscalização Ambiental de Porto Seguro, Max Teixeira aprovou a iniciativa do Beco da Lua e Bendito, que já estão mobilizando moradores e turistas a participarem do processo educativo e de preservação ambiental.
“É uma medida necessária e irreversível, principalmente no vilarejo de Caraívaonde a logística de coleta e recolhimento dos resíduos é mais complexa, já que a circulação de veículos na vila é proibida”, destaca Max.vem intensificando as ações referentes ao uso destes recipientes.. De acordo com o gestor, “todos podem substituir o plástico por fibra de coco, bambu, celulose, e outros materiais”, afirma.
O não uso de descartáveis já é adotado por ambos restaurantes, assim como a venda de bebidas em latas e garrafas retornáveis. “Agora que você já sabe, leve seu copo no bolso ou na bolsa. “Ih mas eu esqueci o meu”... É só adquirir um copo personalizado no Beco ou no Bendito, e sair por Caraíva com a consciência e a comunidade limpa”, destaca Gabi Esper, sócia do Beco da Lua.
Os copos
serão vendidos por um valor simbólico R$5,
correspondente a produção, frete áereo e
tranlado ate caraíva. A aquisição do
copo retornável, além de ser uma ação
positiva para a preservação do meio ambiente,
também serve de lembrança para o turista levar
consigo uma lembrança da passagem pela vila mais charmosa da
Costa do Descobrimento. A campanha liderada pelo Beco e
Bendito começou em 28 de março e segue enquanto
durarem os estoques.