17 de Maio - Dia Mundial da Reciclagem: Associação Caatinga desenvolve projeto socioeducativo com catadores do Trairi


Em 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos. Entre os projetos desenvolvidos pela Associação Caatinga voltados para a reciclagem, está o “Reconectando Sujeitos, Reciclando Atitudes”, iniciado em janeiro de 2022, junto a 50 catadores de materiais recicláveis do Trairi, município cearense localizado a 137 km de Fortaleza. 

O objetivo principal da ação é contribuir com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, colaborando para a desativação de lixões e incluindo os catadores de materiais recicláveis na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, capacitando-os sobre a gestão de resíduos sólidos.

Patrocinado pela ENGIE Brasil Energia, por meio de recurso próprio, o projeto conta com idas mensais da equipe da Associação Caatinga para Trairi, para realizar capacitações e reuniões junto aos catadores da Associação Sol Nascente. “Esses profissionais são agentes de transformação ambiental e de promoção de saúde pública, merecem dignidade e todo nosso respeito e gratidão”, destaca Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga. Marília ainda explica que o projeto realiza ações de articulação junto à gestão municipal em busca do desenvolvimento e efetivação de políticas públicas, de integração e de valorização dos catadores.

Entre os temas discutidos nas capacitações estão autogerência, escoamento de produção, gestão de pessoas, comunicação, liderança, técnicas de reciclagem, organização financeira e políticas públicas. Por meio do projeto, os catadores ainda recebem cestas básicas, equipamentos de proteção individual, como botas, luvas, blusa manga longa, óculos, chapéu, colete refletivo e protetor auricular, e itens de infraestrutura, desde materiais de escritório até máquinas de prensa. Na sede da Associação, também foi implantada uma recicloteca com diversos livros à disposição dos catadores.

Objetivos específicos do “Reconectando Sujeitos, Reciclando Atitude”

- Auxiliar a ocupação e utilização do Galpão de Triagem de Resíduos disponibilizado pela ENGIE;

- Auxiliar a Associação Sol Nascente a iniciar as atividades no Centro de Triagem;

- Capacitar os associados em gestão associativa com o propósito de possibilitar a sua autogerência;

- Contribuir com a articulação dos catadores perante o poder público e o comércio do município de Trairi;

- Desenvolver capacidades dos associados para que compreendam a dinâmica de preços e lógica do mercado para negociação de seu produto;

- Ressaltar a importância do profissional catador como agente de promoção da saúde ambiental e do desenvolvimento sustentável, estimulando a autovalorização e a mudança de relação que as pessoas têm com os catadores de materiais recicláveis.

*Sobre a Associação Caatinga*

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

ENGIE Brasil Energia

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.400 colaboradores, a ENGIE possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100%* são provenientes de fontes renováveis.

Considerando a venda da Usina Termelétrica Pampa Sul, assinada no dia 15 de setembro de 2022, cujo closing está sujeito ao cumprimento de determinadas condições previstas no contrato.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade