PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico flexível de embalagens de snacks

Um total de 41% do plástico flexível recuperado foi no Nordeste - 3,2 mil toneladas em parceria com a eureciclo tendo como base a economia circular

A fim de investir em soluções para que suas embalagens não se tornem resíduo, a PepsiCo celebra a recuperação de 8 mil toneladas de plástico flexível pós-consumo, também chamado de BOPP, no ano de 2022. Um total de 41% do plástico flexível recuperado foi no Nordeste - aproximadamente 3,2 mil toneladas. Por meio de uma parceria com a eureciclo - empresa especializada em soluções estruturantes para a cadeia de reciclagem - a companhia já destinou este volume significativo de BOPP (Polipropileno Biorientado) para uso pela indústria cimenteira, onde o resíduo é reaproveitado como combustível nos fornos industriais e, também, integra a matéria-prima do cimento.  

“No ano em que celebramos 70 anos no Brasil, chegamos a uma solução que traz ganhos ambientais bastantes significativos pelo grande volume de plástico que é destinado corretamente. O plástico flexível BOPP ainda é um resíduo que demanda alta tecnologia para ser reciclado e com esse processo, também chamado de coprocessamento, o material ganha uma nova utilização pela indústria do cimento.”, afirma Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.

Resíduo que vira combustível

eureciclo atua ao lado de grandes separadoras de resíduos, como a Flacipel, e é responsável por operar certificados de reciclagem que atestam a quantidade do material BOPP de embalagens de snacks reunidas, além de garantir sua logística reversa. “Com esta parceria, cooperativas e empresas que coletam resíduos de embalagens e que produzem a mistura para a indústria cimenteira serão beneficiadas, em uma solução que traz escala de produção, continuidade e replicabilidade no mercado, com incentivos para novas etapas de separação e reciclagem de materiais complexos”, afirmou Tania Sassioto, diretora de Projetos & Parcerias na eureciclo.

O processo se dá da seguinte forma: a eureciclo faz o rastreamento dos resíduos de embalagens, desde a sua origem até a destinação final para as cimenteiras, e informa os dados à PepsiCo. “A atuação de uma solução como a eureciclo, que garante transparência no processo é imprescindível. Como falamos de uma cadeia complexa, como a da reciclagem no Brasil, essas parcerias bem estruturadas viabilizam o controle de cada etapa e, também, atendem à demanda que empresas de grande porte como a PepsiCo possuem”, completou Guerreiro.

Inovação para a reciclagem

A PepsiCo, por meio de sua estratégia ESG, chamada de PepsiCo Positive (pep+), busca inspirar práticas positivas para as pessoas e para o planeta, a fim de cuidar de todas as suas etapas de consumo. Com esse objetivo, atua pelo desenvolvimento de soluções para construir um futuro circular para suas embalagens, a fim de que o plástico nunca se torne resíduo e, desde 2020, já reduziu em 25% o uso de plástico virgem em suas embalagens de bebidas no Brasil.

Em outro exemplo de inovação, a companhia desenvolveu um projeto de uma carroceria que leva plástico reciclado de embalagens de snacks e garrafas PET pós-consumo junto à fibra de vidro que integra o baú de seus caminhões. Com a ação, que foi resultado dos esforços do time Brasil, mais de 68 mil unidades de garrafas PET, (ou 3.400 quilos de PET), e mais de 138 mil embalagens de snacks (ou 555 quilos de plástico flexível, o BOPP) tiveram um novo destino em 2022. Atualmente, a frota da PepsiCo já conta com mais de 100 caminhões com essa carroceria e, a partir de 2023, todos os novos caminhões médios da companhia, que transportam produtos da PepsiCo nos centros urbanos, terão o baú que leva plástico reciclado em sua composição.

*BOPP significa Polipropileno Biorientado


Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®?, GATORADE®?, QUAKER®?, LAY’S®?, DORITOS®?, RUFFLES®?, CHEETOS®?, KERO COCO®?, H2OH!®?, TODDY®? entre outras.

Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite e siga no TwitterInstagramFacebook e LinkedIn.

Sobre a eureciclo

A eureciclo é uma empresa especializada na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movida pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atua com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens pós-consumo em todo o país. Isso tudo só é possível com a parceria de cerca de 300 operadores e cooperativas nessa jornada.

Os operadores parceiros são representados por cooperativas ou empresas privadas do setor de coleta e reciclagem. Como resultado dessa união, a empresa conseguiu o feito de que mais de 660 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil.

eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022. Recentemente a empresa lançou o e-book “Reciclagem do vidro no Brasil: desafios, oportunidades e iniciativas”, que pode ser acessado gratuitamente aqui.

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