As aulas acontecem no contraturno do horário escolar com atividades voltadas para as mais diversas áreas da tecnologia
Com mais de 1.700 jovens já atendidos em Maracanaú, o projeto “Programando e Aprendendo” deu início a mais uma turma. Tendo como público-alvo crianças e adolescentes, entre 08 e 17 anos, residentes da cidade, a maioria, oriunda da rede pública escolar do município. Toda a capacitação é realizada gratuitamente pelo Instituto Idear, por meio de parceria com a Prefeitura de Maracanaú, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, através da doação de empresas privadas, como: EY; Gerdau; Gerdau; Sumitomo Chemical; Marisol; Jangadeiro Textil e Unipac.
Atualmente, o projeto conta com 76 alunos em formação e 4 espaços de formação, são eles: o laboratório da Escola Estadual Martins Filho e o laboratório da Escola Municipal Raquel de Queiroz.
A meta de 2023 é atender 500 crianças e adolescentes com oficinas das atividades complementares e mais 500 com itinerário formativo completo de 60 horas. O conteúdo trabalhado vai desde Programação de jogos e aplicativos; Desafios lúdicos de aprendizagem; Atividades complementares (Cyberbullying; Xadrez e sua relação com a matemática; Interpretação de texto com música; Mundo da programação e games; Sustentabilidade)
Roteiro de atividades:
- Laboratório da Escola Estadual Martins filho com 46 alunos distribuídos em:
• 2 turmas de desenvolvimento de aplicativos com 15 alunos cada.
• 1 turma de desenvolvimento de jogos com 16 alunos.
- Laboratório da Escola Municipal Raquel de Queiroz com 30 alunos distribuídos em
• 3 turmas de desenvolvimento de jogos com 10 alunos cada.
Metodologia
A Metodologia do Projeto busca despertar nos alunos o interesse pelo raciocínio lógico e familiarização com interpretação de textos. O encerramento e certificação das turmas ocorrerão no final do semestre, no mês de junho.
Novos alunos
Paralelamente às turmas em execução, o projeto está em fase de planejamento para ampliação de novos espaços e turmas. Abaixo os locais e formulários que devem ser preenchidos pelos interessados:
- Laboratório do Centro de Convivência Social – CCS Timbó (recém-inaugurado)
Inscrições: x.gd/icxU0
- Laboratório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Acaracuzinho (recém-inaugurado)
Inscrições: x.gd/IzPwz
Sobre o Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 15 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br