No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, o Instituto Olhar reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão.




A promoção de uma sociedade inclusiva é responsabilidade de todos.

Nesta quarta-feira (13), o Brasil celebra o Dia Nacional da Deficiência Visual, uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por pessoas cegas e com baixa visão. Para o Instituto Olhar a promoção de uma sociedade inclusiva é responsabilidade de todos nós. Ou seja, cada indivíduo desempenha um papel importante na construção de um ambiente onde a diversidade é valorizada e respeitada.

Ao reconhecer e atender às necessidades de todos os membros da comunidade, a ONG contribui para a criação de um espaço mais acolhedor, justo e igualitário. A inclusão não é apenas um ideal a ser buscado, mas um compromisso coletivo que reflete a verdadeira essência de uma sociedade que preza pela dignidade e pelos direitos de cada cidadão. Ao longo de sua existência o Instituto Olhar tem desenvolvido projetos sociais que buscam promover a inclusão e o respeito, além de disponibilizar serviços que facilitem o acesso a oportunidades e promovam a igualdade para todos.

Para o Instituto que atua na luta pelo direito de ver, esta data é uma oportunidade para reflexão sobre a realidade enfrentada pelas pessoas com deficiência visual no país, reconhecendo suas capacidades e contribuições para a sociedade. É também uma ocasião para sensibilizar o poder público sobre a importância da acessibilidade em espaços públicos, no ambiente de trabalho, na educação e em diversos setores da vida cotidiana. Visando transformar vidas daqueles que realmente necessitam.

E para atender essa emergência do momento com o avanço da cegueira causada por diferentes doenças oculares qualquer pessoa pode se tornar sócio contribuinte do Instituto Olhar e ajudar a construir novas histórias de vida e superação.

Sobre o Instituto Olhar

É uma entidade sem fins lucrativos (ONG), fundada em 08 de março de 2008 com sede em Fortaleza, na Rua Cinquenta, 190, no bairro Conjunto Prefeito José Walter. O projeto contribui para o diagnóstico precoce e o combate a cegueira causada por doenças oculares como glaucoma, catarata e retinopatia diabética. A instituição disponibiliza aos seus sócios uma equipe multidisciplinar composta por advogado, oftalmologista, clínico geral, cardiologista, psicólogo, nutricionista e enfermeiros. Anualmente a ONG realiza o Encontro dos Portadores de Glaucoma e o Novembro Azul de combate à cegueira causada pelo diabetes.

Encontro dos Portadores de Glaucoma

É uma ação realizada em parceria com a Rede Bioclínica. O mutirão de busca ativa aos portadores  de Glaucoma atendeu em 2023 mais de duas mil e quinhetas pessoas oriundas de Fortaleza e região metropolitana. O glaucoma é uma doença silenciosa e assintomática considerada a primeira causa de cegueira irreversível no mundo.

Novembro Azul de combate a cegueira causada pelo Diabetes

Nesta edição de 2023 foram atendidas pouco mais de mil pessoas. Na ocasião, foram identificados novos casos da Retinopatia Diabética além de cegueira irreversível ou baixa visão. A retinopatia diabética é a complicação do diabetes que afeta os pequenos vasos da retina (parte interna dos olhos). 


Serviços

Endereço: Rua cinquenta, 190, José Walter

Telefone: (85) 3291-0330

Site: www.institutoolhar.org

Instagram: institutoolhar_oficial

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade