Caravana da Inclusão e Seminário sobre Patrimônio Imaterial acontecem amanhã


As atividades serão no Museu do Ceará”Anexo Bode Ioiô" e Casa do Menino Jesus,  com apresentação do teatro de bonecos Boi Eternidade.


O Grupo Parafuso de Teatro promove no dia 23 de janeiro, a Caravana da Inclusão e o Seminário “Ações de Preservação do Patrimônio Imaterial do Bumba Meu Boi” no  Museu do Ceará “Anexo Bode Ioiô", das 14h às 16 horas, com apresentação do espetáculo do teatro de bonecos "Boi Eternidade", que tem a direção de Keven Rocha. O debate contará com a presença da pesquisadora e professora Circe Macena, do grupo de pesquisa em cultura folclórica Mira Ira, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.


A atividade é uma ação de difusão, formação e pesquisa da manifestação do “Bumba meu Boi”, com foco na inclusão social, conforme explica o produtor cultural Caio Vidal. Compõem a programação a circulação de apresentação do espetáculo também, no mesmo dia, das 8h às 10 horas,  na "Casa Do Menino Jesus", entidade filantrópica que acolhe crianças e adolescentes com câncer, vindos de outros estados e cidades para realizarem tratamento no Ceará. As crianças também participarão da oficina "Vivências no Bumba Meu Boi". As apresentações do espetáculo de teatro terão tradução em libras.  


~ O projeto é uma articulação do produtor cultural Caio César Vidal e do Grupo Parafuso de Teatro;  recebe apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do Edital de Cultura Popular Tradicional de Fortaleza/2023, da Secretaria da Cultura de Fortaleza e tem parceria do "Museu do Ceará: Anexo Bode Ioiô" e do grupo Mira Ira (IFCE).


Serviço: 

Quando: Dia 23/01, 

~ Seminário e Caravana da Inclusão do Boi Eternidade
Das 14h às 16 horas

Onde: Museu do Ceará “Anexo Bode Ioiô" (R. Major Facundo, 584 - Centro. Fortaleza/CE)


~Apresentação do Espetáculo Boi Eternidade e Oficina
Das 8h às 10 horas
Onde: Casa do Menino Jesus (Rua Gonçalves Lêdo, 1535, Centro. Fortaleza/CE)


Espetáculo: Boi Eternidade ( Teatro de Bonecos; duração: 45 minutos; Público:  Infanto Juvenil; Classificação: Livre). Instagram: @grupoparafusodeteatro.

O espetáculo apresenta de forma lúdica e poética a história popular do Bumba Meu Boi, recontada e ressignificada na contemporaneidade para todos os públicos. Dois contadores de histórias, brincantes de reisado cantam e contam a história do Boi Eternidade. Francisco, Catirina, Coronel, Vaqueiro, Pajé, Jaraguá e Ema fazem parte dessa grande brincadeira da cultura popular nordestina.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade