Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontam que a procura por rinoplastia entre homens aumentou 30% nos últimos cinco anos. “Esse procedimento cirúrgico, que visa correção ou aprimoramento do formato do nariz, se consolidou como um dos tratamentos estéticos mais procurados por homens no Brasil”, avalia o otorrinolaringologista e médico especialista em rinoplastia, Dr. Jamisson Melo.
A rinoplastia é uma cirurgia complexa e exige planejamento cuidadoso. Como em qualquer procedimento desta natureza, existem riscos gerais e específicos que devem ser considerados antes da realização do procedimento. O especialista alerta sobre a necessidade de escolher um profissional qualificado e experiente.
“Para reduzir alguns riscos da rinoplastia é importante verificar se o profissional é membro de sociedades médicas de renome e se possui experiência em realizar este tipo de cirurgia, que exige um trabalho detalhista”, explica Dr. Jamisson, que também é membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF).
O especialista salienta ainda sobre a necessidade de manter expectativas realistas em relação à cirurgia e seguir as orientações médicas no pós-operatório. “Uma rinoplastia bem executada vai além da parte estética. É sobre devolver a autoconfiança e o empoderamento ao paciente, possibilitando de forma indireta, melhor desempenho de suas funções”, destaca o doutor.