CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO PEPSICO
Companhia reduzirá emissões de 460 toneladas de CO2 por ano com o investimento
Salvador, março de 2024 - A fábrica da PepsiCo em Feira de Santana, na Bahia, iniciou neste mês de março a operação de sua usina termossolar. O empreendimento na planta fabril, onde são produzidos TODDYNHO®, TODDYNHO® Levinho (com 50% menos gorduras totais e 35% menos açúcares*) e TODDY®, faz parte da estratégia ESG da companhia, conhecida globalmente como PepsiCo Positive (pep+), uma transformação de ponta a ponta do negócio com um olhar especial para as pessoas e o planeta. A iniciativa vai contribuir com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e atingimento de Net-zero até 2040 e representa uma economia de mais de 230.000 m3 de gás natural por ano. Com isso, a PepsiCo deixará de emitir 460 toneladas de CO2 por ano.
A instalação foi feita em janeiro de 2023, com início da operação em março de 2024. A usina vai gerar cerca de 1.228.000 KWh/ano, em média, em uma área de 2000 mil m2 de placas sobre o telhado da fábrica.
A PepsiCo também implementou a usina termossolar na fábrica de Sete Lagoas (MG) e mantém, atualmente, uma das maiores frotas de veículos elétricos e a gás do setor de alimentos e bebidas - com mais de 170 caminhões.
Em 2023, a empresa anunciou, ainda, a instalação de paineis solares orgânicos (OPVs) em 360 de seus caminhões para recarga das baterias de acessórios desses veículos. Os paineis, instalados no teto do baú do caminhão, são fabricados com um filme plástico tecnológico que é mais leve e mais eficiente do que os paineis solares tradicionais fabricados em silício. Em sua frota, a PepsiCo tem ainda cerca de 570 veículos com baú que leva plástico reciclado na composição.
“A energia térmica é um importante avanço para a indústria na busca por matrizes energéticas limpas e pela redução de emissões de GEEs. A energia termossolar é livre de carbono e uma alternativa que também acaba sendo mais barata do que a gerada por combustíveis líquidos”, destacou Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade na PepsiCo Brasil. Segundo o executivo, a solução deverá ser implantada em outras plantas da companhia no Brasil nos próximos anos, com áreas ainda maiores de paineis solares.
O fornecedor parceiro da PepsiCo para a implantação das usinas termossolares da planta de Feira de Santana é a TVP Solar, empresa suíça especializada na tecnologia termossolar com soluções de última geração, com coletores solares térmicos de alto vácuo e sem espelhos, baseados em uma tecnologia patenteada.
Gás biometano
Em fevereiro, a PepsiCo anunciou mais um passo em sua jornada pela implementação de energia limpa: a substituição de combustíveis fósseis por gás biometano em suas fábricas e frota própria de caminhões movidos a gás. O projeto será iniciado este mês na maior planta fabril da PepsiCo no Brasil, em Itu, interior de São Paulo, com previsão de início da operação em outubro.
Com a iniciativa, a companhia planeja neutralizar suas emissões na fabricação de snacks na localidade e contribuir para uma redução de cerca de 44% no total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das fábricas da PepsiCo em todo o Brasil até 2025 (escopos 1 e 2, linha de base 2015). A expectativa da companhia é levar o biometano para outras fábricas do estado de São Paulo até o fim de 2025, além de mais quatro fábricas de alimentos da PepsiCo no Brasil até 2027.
Na fábrica da PepsiCo em Itu, onde são produzidos snacks como LAY’S®, CHEETOS® e DORITOS®, será instalada uma estação de abastecimento de biometano capaz de atender até 100% a demanda de gás para cozimento, fritadeiras, fornos e caldeiras de água da fábrica, totalizando aproximadamente 15 mil m3 por dia. A estação foi desenvolvida pela Ultragaz, também responsável pela logística de abastecimento com biometano oriundo de aterros sanitários, como o de Caieiras (SP), um dos maiores do planeta.
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*quando comparado a TODDYNHO® original.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®?, GATORADE®?, QUAKER®?, LAY’S®?, DORITOS®?, RUFFLES®?, CHEETOS®?, KERO COCO®?, H2OH!®?, TODDY®? entre outras.
Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.