No universo corporativo, a saúde e a segurança dos colaboradores são pilares fundamentais para o bem-estar e o desempenho eficiente em organizações como a Cobap, indústria cearense de embalagem de papelão. É nesse contexto que a empresa vai participar da segunda edição do SST Summit, reconhecido como o maior evento de Saúde e Segurança do Nordeste, a ser realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2024, no Centro de Eventos de Fortaleza.
Além de buscar conhecimento sobre as novas tendências na questão da saúde e segurança de seus colaboradores, durante o evento, a Cobap marcará presença com um stand que apresentará aos participantes, entre outras coisas, o projeto “Nosso Ciclo Recicla”, que tem a finalidade de ajudar empresas a compensarem a falta de estrutura para logística reversa na gestão de resíduos sólidos.
“Esse projeto marca um passo significativo na vanguarda da sustentabilidade na região nordeste, solidificando a posição do Grupo Cobap como um catalisador de mudanças positivas. A iniciativa visa superar os desafios ambientais contemporâneos, estabelecendo um novo padrão para a gestão de resíduos e práticas sustentáveis na indústria. Com isso, o Grupo Cobap reitera seu compromisso em liderar o caminho para um futuro mais verde e sustentável”, afirma a supervisora de Sistema de Gestão Integrada da Cobap, Marília Dantas.
Projeto “Nosso Ciclo Recicla”
O projeto Nosso Ciclo Recicla se apoia na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei PNRS 12.305/10), que estabelece que as organizações deverão garantir a partir deste ano que 30% das embalagens comercializadas devem ser compensadas (reutilizadas) para o retorno do ciclo produtivo do material reciclável, independentemente do seu local de atuação. Com a PNRS, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes ficaram obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.
SST Summit
O SST Summit, reconhecido como o maior evento de Saúde e Segurança do Nordeste, congrega anualmente cerca de 900 profissionais de diversas áreas ligadas à gestão de pessoas, incluindo engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, médicos do trabalho, contadores, advogados, gestores de RH, entre outros especialistas do setor, além de estudantes ávidos por conhecimento e networking.