Coordenação 2024 da AJE Fortaleza toma posse priorizando o empreendedorismo social


Lucas Melo anunciou novas parcerias e missão nacional a São Paulo para os associados, em cerimônia repleta de emoção e homenagens, prestigiada por lideranças políticas e empresariais do Estado



Com a presença de diversas autoridades e lideranças empresariais do Estado do Ceará,  a Coordenação 2024 da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) tomou posse nesta quarta-feira (dia 24), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Tendo o empreendedorismo social como prioridade, o novo Coordenador Geral, Lucas Melo, anunciou novidades para os associados: parcerias com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), para ações de capacitação, e com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), para a realização do Feirão do Imposto, em maio, além da tradicional missão nacional, que neste ano será em empresas de São Paulo, em colaboração com a SOMOS UM. 


"Hoje passo a liderar a AJE Fortaleza, onde verdadeiramente cresci como indivíduo, empresário e membro da sociedade. Dedicar-me à AJE tem sido uma jornada de gratidão e enriquecimento. São muitos os aprendizados, histórias inspiradoras, amizades valiosas que construí aqui dentro. Meu propósito central é contribuir para transformar esse mundo, começando pela nossa esfera de influência, onde as nossas ações podem fazer a diferença. Acredito firmemente que o empresário desempenha um papel fundamental na condução da sociedade, para uma realidade mais justa e igualitária e com oportunidades para todos”, declarou Lucas Melo.


Entre as autoridades presentes à posse da Coordenação 2024 da AJE Fortaleza estiveram presentes o 1º vice-presidente da Fiec, Carlos Prado (representando o presidente Ricardo Cavalcante); Arthur Bruno, assessor especial para assuntos municipais do Governo do Estado (representando o Governador Elmano de Freitas); Élcio Batista, Vice-prefeito de Fortaleza; Edgar Gadelha, presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC); Rohden Queiroz, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE); além de empresários de destaque, a exemplo de Beto Studart, Presidente do Grupo BSPAR; Roberto Macêdo, presidente do Conselho de Administração do Grupo J. Macêdo; e Deusmar Queirós, fundador do Grupo Pague Menos.


Homenageados

Um dos pontos altos da solenidade foram as homenagens a Ana Maria Studart, Vice-Presidente da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, e Igor Queiroz, membro do Conselho do Grupo Edson Queiroz. Eles receberam, respectivamente, as Comendas "Jovem Mentalidade Empreendedora Social" e "Jovem Mentalidade Empreendedora", em reconhecimento à trajetória profissional e de liderança em seus respectivos segmentos. Os empresários Carlos Fujita e Indira Guimarães também foram homenageados, representando os  conselheiros da AJE nos 35 anos de história da entidade.


"No livro dos 25 anos da AJE há pontos que destacam a história da AJE, que começou com a iniciativa de Cleber Aquino e Demócrito Dummar, de  reunir jovens empreendedores, ávidos por ideias, para mudar o mundo, e 35 anos depois, David Macêdo completa seu mandato e Lucas de Melo assume, dedicando-se a manter a força que tem movimentado a AJE, na formação de jovens lideranças para o futuro do Ceará. Informo que a Fiec dará o apoio máximo possível para que a AJE continue em sua importante trajetória, proporcionando novas lideranças ao Estado do Ceará”, afirmou Carlos Prado, 1º vice-presidente da Fiec.


“Agradeço a todos que me apoiaram a chegar neste momento e a ser um homem melhor para minha família, para minha empresa e para a sociedade. O grande legado da AJE é mostrar que não devemos focar apenas nos nossos interesses pessoais,  mas no que podemos deixar para a sociedade. Foi um ano de grandes realizações, com a implantação da nossa sede, contratação de funcionários e o crescimento de associados, hoje mais de 300, sendo 25 % deles mulheres. Fizemos eventos, almoços empresariais,  visitas técnicas, capacitações,  encontros femininos, políticos, missão nacional e internacional, implantação da nossa biblioteca. Um trabalho árduo, mas conseguimos aumentar a representatividade da AJE na sociedade", resumiu David Macêdo, coordenador geral da AJE em 2023. 


Empreendedorismo social

Em seu discurso de posse, Lucas Melo ressaltou a prioridade para o empreendedorismo social durante sua gestão. “Deixo aqui algumas reflexões. De que forma podemos contribuir para que a sociedade de fato se torne um lugar mais inclusivo e possa reduzir as desigualdades? De que forma podemos, como empresários, fazer nossas empresas darem lucro e também terem um impacto social positivo? Só mencionar conceitos como ESG e sustentabilidade não é suficiente. É preciso realizar ações concretas. A AJE Fortaleza está pronta e aberta para que juntos possamos colaborar nessa transformação social tão necessária", afirmou Lucas Melo, destacando que a parceria com o Instituto Favelar, na realização do projeto Pivetes em Ação vai continuar neste ano, com o dobro de apoiadores e o triplo de recursos financeiros.


Coordenação 2024

A Coordenação 2024 da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) é formada por Lucas de Melo Oliveira (Coordenador Geral), Pedro Paulo Alcântara de Menezes (Coordenador de Comunicação), Germano Botelho Belchior Filho (Coordenador de eventos), Renata Nécia Silva de Abreu (Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável), Raiza Maria de Oliveira Teles (Coordenadora de Intercâmbio), David Leitão Capelo (Coordenador Administrativo Financeiro), Bárbara Letícia de Albuquerque Coelho Santos (Coordenadora  de Integração), Tiago Guimarães (Coordenador de Estudos e Pesquisas) e Paulo Salim Daher Vasconcelos (Representante junto a FAJECE - Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará).


Sobre a AJE

Fundada em 1989, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE)  foi a primeira associação desse tipo no País. É uma instituição apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará. Entre os objetivos da entidade estão disseminar a cultura empreendedora, a capacitação dos empresários e estimular o exercício da cidadania. 


A instituição realiza ações de capacitação, inovação e tecnologia, voltadas para seus associados. Também participa de projetos socioambientais, como o Projeto Pivetes em Ação, em parceria com o Instituto Favelar, e realiza ações ambientais, como o Dia de Limpeza de Praias e o Feirão do Imposto de Renda, que a entidade participa.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade