Créditos: Habitat Brasil
Rio Grande do Sul, 08 de maio de 2024 - A Habitat para a Humanidade Brasil lança uma campanha de resposta a desastres para o Rio Grande do Sul. Na primeira fase, a organização destinará kits emergenciais de abrigamento com atenção à higiene e habitabilidade de famílias, composto por jogo de lençol, toalhas de banho, kits de higiene para mulheres, idosos e bebês e produtos de limpeza do lar. Na fase 2, a organização atuará na reparação emergencial de moradias, para garantir o retorno das famílias com segurança às suas casas. A estimativa é de que mais de 100 mil moradias tenham sido afetadas pelas enchentes. As doações podem ser feitas pelo site.
Em cenários de enchentes, casas e prédios atingidos apresentam janelas e portas danificadas e sem funcionamento, pisos com abatimentos (afundamento) e telhados danificados, revestimentos e pintura danificados, e em alguns casos danos estruturais. Quando os telhados são danificados as instalações elétricas também são atingidas, comprometendo toda a rede do imóvel. O esgotamento sanitário também é comprometido após enchentes, influenciado diretamente a saúde das famílias que precisam retornar para suas casas, quando não têm uma alternativa.
A Habitat Brasil atua na reparação destes problemas, tendo realizado melhorias e recuperações em São Sebastião, no litoral Paulista, em 2023 e, no sul da Bahia, após as chuvas que arrasaram municípios no fim de 2021.
“A resposta emergencial à crise é fundamental, mas precisamos pensar mais a frente, quando a água baixar e as famílias voltarem para suas casas. Quando a tragédia passa, as doações arrefecem e é mais difícil investir em soluções de médio e longo prazo. Por isso, a preocupação de Habitat em lançar essa campanha neste momento, para garantir que o máximo possível de famílias tenha condições dignas de retomar suas casas e suas vidas”, explica Socorro Leite, diretora executiva da organização.
Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil
Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.
Desde 2022, Habitat Brasil atua no Rio Grande do Sul com projetos de melhorias habitacionais e acesso à água, saneamento e higiene e lavatórios comunitários beneficiando mais de 300 pessoas em mais de 19 comunidades, garantindo a adequação de casas para mais de 70 famílias viverem com mais dignidade.