Desde o início do ano - quando o Senado italiano passou a analisar o projeto de lei (PL) 752, do senador Roberto Menia (FdI), que trata da mudança nos processos de reconhecimento da cidadania - os descendentes de italianos que moram fora do país e ainda não conquistaram esse direito seguem em alerta. A medida visa alterar a lei número 91, de 5 de fevereiro de 1992, que regulamenta a transmissão da cidadania italiana. Entre as modificações sugeridas estão os requisitos como a comprovação de proficiência na língua italiana (nível B1) e a exigência de um ano de residência na Itália para descendentes até o terceiro grau.
Nesta segunda (13), Roberto Menia voltou a falar contra as normas atuais de reconhecimento da cidadania em entrevista ao jornal Il Tempo. Segundo ele, existe um “mercado” da cidadania italiana comandado por funcionários corruptos. O parlamentar voltou a enfatizar sobre a necessidade de mudanças na lei de 1992, como forma de combater a corrupção e garantir que a cidadania italiana seja concedida àqueles que "têm um verdadeiro vínculo com a Itália”.
Para comentar o assunto, colocamos à disposição a especialista Camila Malucelli, CEO da Ferrara Cidadania Italiana, empresa especializada no reconhecimento de cidadania e serviços consulares. A profissional acumula mais de 10 anos de experiência em consultoria e acompanhamento de processos para reconhecimento de cidadania e serviços consulares e está disponível para falar sobre o projeto de lei do Senado italiano, bem como sobre as atuais normas de cessão da cidadania italiana, corrigindo informações equivocadas sobre o tema divulgadas frequentemente.
Sobre a Ferrara Cidadania Italiana
A Ferrara Cidadania Italiana é uma empresa especializada no processo de reconhecimento de cidadania e serviços consulares. Foi criada em 2005, na cidade de Ferrara, na Itália, onde permaneceu por sete anos. Em 2011, as atividades passaram a ser desempenhadas no Brasil. Atualmente, a empresa possui escritórios em São Paulo e em Curitiba, além de parceiros que atuam diretamente da Itália. A Ferrara é pioneira no mercado brasileiro, oferecendo experiência, segurança e tradição aos mais de 30 mil clientes já atendidos. Além disso, disponibiliza diversas inovações e ferramentas tecnológicas, como a utilização inédita no setor de inteligência artificial e a possibilidade de montagem da árvore genealógica italiana. Presta serviços tanto para quem busca o reconhecimento de cidadania italiana, como para quem já possui.