Estado fechou o programa com mais de 124 mil pessoas envolvidas em negociações que somaram mais de R$ 95,9 milhões via site do Desenrola. Em todo o Brasil, o programa beneficiou mais de 15 milhões de pessoas com a negociação de R$ 53 bilhões em dívidas
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O Ceará contabilizou 141.040 negociações da Faixa 1 do Desenrola, programa lançado pelo Governo Federal em julho de 2023 para combater a crise de inadimplência que se abateu sobre o país em função da pandemia de covid-19. Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 contemplou pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico.
O Desenrola beneficiou 15 milhões de pessoas com a negociação de R$ 53 bilhões em dívidas e reduziu a inadimplência entre a população que mais precisa de apoio. A Faixa 1 teve adesão de cinco milhões de pessoas com a negociação de mais de R$ 25 bilhões em débitos. O programa foi encerrado em 20 de maio.
Levando-se em conta apenas as negociações realizadas por meio do site do Desenrola (sem contar os dados de canais dos parceiros, como Serasa, Itaú, Santander, Caixa), as negociações na Faixa 1 no Ceará envolveram um valor original de R$ 640 milhões em dívidas e 124.470 pessoas participaram.
O processo resultou em 252.718 contratos revistos. A partir das negociações, o total caiu para R$ 95,9 milhões, dos quais R$ 12,5 milhões foram pagos à vista e o restante (R$ 83,3 milhões) foi acordado de forma parcelada. O Ceará foi a 6ª unidade da Federação com maior número de contratos negociados na Faixa 1 no programa.
Infográfico 1 | Detalhamento das negociações do Desenrola por região - Fonte: Ministério da Fazenda
Na sequência, aparecem Rio de Janeiro, com 320.660 negociações, 281.263 CPFs envolvidos e R$ 203,54 milhões negociados; e Minas Gerais, com 237.703 contratos, 212.336 CPFs e R$ 186,77 milhões negociados.
Na sequência aparecem Rio de Janeiro (256.222 contratos e R$ 83,95 milhões negociados), Manaus (126.039 contratos e R$ 50,42 milhões negociados) e Brasília (126.039 contratos e R$ 47,72 milhões negociados). Na Faixa 1 do Desenrola, 52% do público elegível ao programa era formado por mulheres. Entre o público que efetivamente negociou, o percentual de mulheres sobe para 56% do total. |