Empresas buscam ações de sustentabilidade como estratégias de redução de carbono




Nos últimos anos, a necessidade de conscientização ambiental tem se tornado uma prioridade crescente para empresas de diversos setores, resultado das alterações climáticas ou até mesmo pela cobrança de clientes e consumidores. Com o aumento da pressão para a adoção de práticas sustentáveis, muitas companhias estão investindo em estratégias para reduzir suas emissões de carbono e, assim, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.


Joice Elias, especialista em meio ambiente e proprietária da Próximus Consultoria, uma consultoria que auxilia empresas na transição para modelos de negócios mais sustentáveis,  a partir de práticas ou até mesmo certificações ambientais, destaca a importância dessa transformação: "A redução das emissões de carbono provenientes das atividades humanas está deixando de ser facultativa e passando a ser imprescindível. Às empresas que não buscarem esse entendimento correm o risco de se tornarem obsoletas em um mercado cada vez mais consciente e regulado".


A Próximus Consultoria tem ajudado organizações a identificar suas principais fontes de emissões e a desenvolver planos de ações para mitigá-las. "Muitas vezes, a chave está em pequenas mudanças operacionais que, acumuladas, têm um grande impacto. Além disso, investir em energias renováveis, uso consciente de recursos naturais, a gestão correta dos resíduos e otimizar processos produtivos podem reduzir significativamente as emissões", explica Joice.


A especialista ressalta que, além de contribuir para a preservação ambiental e minimizar as mudanças climáticas, a redução de carbono também traz benefícios econômicos. "As empresas que adotam práticas sustentáveis em seus processos tendem a ser mais eficientes em termos de custos a longo prazo. Isso porque o uso de recursos de forma mais consciente geralmente resulta em economia, além de melhorar a imagem da empresa perante clientes e investidores, transmitindo confiança e credibilidade", comenta.


Joice Elias também aponta que o marco legal está se intensificando em relação às emissões de carbono somado a acordos e metas globais, mas ainda há muito o que se estruturar em relação à compensação. "Estamos vendo um movimento global para a criação de políticas públicas que incentivem a redução de emissões, os países assumindo compromissos socioambientais e as empresas estruturando políticas organizacionais de cunho sustentável.”


A especialista finaliza ressaltando a importância de uma abordagem colaborativa: "Nenhuma empresa pode resolver sozinha o problema das mudanças climáticas já que isto é resultado de várias ações degradadoras em uma grande escala temporal. É essencial que exista uma colaboração entre empresas, governos e a sociedade civil para alcançarmos um futuro sustentável”, conclui. 


Saiba mais sobre Próximus 


A Próximus Consultoria traz em seu nome a essência de proximidade, de estar junto para construir um horizonte de soluções. Nasceu do compromisso de atender às necessidades dos clientes de forma singular e particularizada. É uma empresa especializada em sistema de gestão, acredita-se que guiar pessoas e organizações é a porta para a busca da sustentabilidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade