Enel apreende 150 metros de cabos de energia furtados após inspeção em Pacatuba





A Enel Distribuição Ceará apreendeu 150 metros de cabo furtados da distribuidora numa empresa de reciclagem localizada em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu ontem (4), após equipes da companhia realizarem inspeções rotineiras de combate ao furto de energia. Durante os trabalhos, os técnicos identificaram o material furtado, que estava sendo utilizado para viabilizar a ligação irregular para o local. O responsável pelo estabelecimento foi encaminhado à Delegacia juntamente com os cabos furtados, onde o caso foi registrado. O homem vai responder pelo crime de furto de energia.

 

Furto de energia

 

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. Somente em 2023, 39 pessoas foram presas pelo furto de energia. “As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Eduardo Gomes, responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.

O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24h por dia, por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O cliente também pode acessar as redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr/) e Twitter (@enelclientesbr).

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade