Setembro Safira alerta para uso correto de lentes de contato

 




(Fonte: Freepik)


O mês de setembro é utilizado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com as lentes de contato, evitando complicações e até mesmo a perda de visão. Uma entidade ressalta que as lentes de contato são seguras e eficazes, desde que utilizadas os devidos cuidados.

O Dr. Giuliano Veras destaca que um dos primeiros pontos a serem considerados antes de usar lentes é que nem todas as pessoas que usam óculos têm indicação para usá-las. “É sempre difícil procurar ajuda profissional antes de adquirir qualquer lente. A indicação é que o uso de lentes de contato seja sempre feito sob supervisão médica, pois elas podem não ser ideais para todos os olhos”, alerta o especialista.

Eles não podem ser recomendados para pessoas que apresentam condições como olhos secos (com pouca lubrificação), pterígio (crescimento anormal de tecido na superfície do olho) e simbléfaro (condição médica relacionada à superfície conjuntiva). Além disso, lentes compradas em farmácias, mesmo que apresentem o mesmo grau dos óculos, podem não ser adequadas. “Assim, a orientação é procurar um profissional qualificado antes de realizar a substituição dos óculos”, alerta.

As lentes de contato são recursos ópticos valiosos e uma excelente alternativa ao uso de óculos, proporcionando ao paciente maior qualidade de vida e conforto visual. Elas oferecem mais liberdade, ampliando o campo de visão. Em casos de doenças como ceratocone e outras deformidades da córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos que podem garantir boa qualidade de visão, tornando-se indispensáveis ​​para o dia a dia desses pacientes.

Entretanto, por estar em contato direto com a córnea, o uso inadequado das lentes de contato pode ocasionar sérias complicações, como úlceras na córnea. Para evitar tais problemas, é fundamental seguir algumas orientações: manter uma rotina diária de higiene, higienizar o estojo das lentes, utilizar a solução de acordo com os dados de validade e evitar dormir com as lentes.

Sobre o Dr. Giuliano Veras

Médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr. Giuliano Veras conta com mais de 18 anos de experiência. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, Giuliano também fez Residência Médica na Fundação Altino Ventura/Hope e na Fundação Leiria de Andrade, além de treinamento especializado no Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Ele também é Membro da Sociedade Cearense de Oftalmologia e da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, sendo também Chefe da Equipe de Transplante do Centro Cearense de Oftalmologia (CCO/CLDO).

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade