Sem título




 

Abertura acontece no dia 22 de novembro, na Praça do Ferreira, com show do Padre Fábio de Melo. A programação acontece ao longo de quase um mês em diversos pontos da cidade. Já o homenageado deste ano é o cartunista Mino.

 

Vem aí a 28ª edição do Ceará Natal de Luz! Promovido pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e CDL de Fortaleza, o evento natalino considerado o maior entre as capitais do Brasil tem início no dia 22 de novembro (sexta-feira), a partir das 17h, na Praça do Ferreira, com diversas atrações que prometem encantar crianças e adultos de todas as idades. Este ano, o evento celebra o “Natal da Cearensidade”, ressaltando a originalidade e a criatividade do nosso povo, em suas mais diversas manifestações culturais.

 

Nesta edição, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura e cordel. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.

 

A programação da abertura do Ceará Natal de Luz será marcada por muita música e alegria. No início, a Banda do Corpo de Bombeiros vai circular na Praça do Ferreira juntamente com personagens da encenação teatral, que, mais uma vez, é assinada pelo grupo Blitz.  

 

O evento terá apresentações da Camerata Villa Lobos, acompanhada de três tenores, Chambinho do Acordeon e Coral da Luz, que se apresentará diretamente das sacadas do Hotel Excelsior. A abertura também contará com um show para lá de especial com o Padre Fábio de Melo. A tão aguardada chegada do Papai Noel virá com efeitos especiais para encantar o público. Além disso, haverá o acendimento das luzes e árvore de Natal e o plantio simbólico da muda frutífera.  

 

Natal pela cidade

Um dos grandes destaques do evento, o Coral da Luz se apresenta diariamente, às 18h, entre os dias 22 de novembro e 23 de dezembro, nas sacadas do Hotel Excelsior. São aproximadamente 150 crianças e adolescentes, que se revezam ao longo de todo o evento. Para fazer parte do coral é preciso ser estudante de escola pública ou ter bolsa integral na rede particular, manter notas na média e participar de teste de voz e presença cênica. 

 

O Caminhão da Luz, criado em 2020, e que vem conquistando o público ao longo das últimas edições, também estará na programação. Todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, o Caminhão fará 21 rotas, passando por diversos pontos da cidade de 24 de novembro a 23 de dezembro. As rotas serão divulgadas previamente no site do evento e no Instagram @cearanataldeluzoficial.

 

O 28º Ceará Natal de Luz levará programação para a Praça Portugal entre os dias 14 e 22 de dezembro. Apresentações de grupos de coral e de música instrumental, espetáculos teatrais e shows de artistas e grupos dos mais variados gêneros e vertentes compõem a programação do evento nessa praça, que fica no coração da Aldeota. Artistas como Felipe Adjafre, Kátia Cinele, Fábio Carneirinho, Bete Nascimento e Christmas Jazz Band são algumas das atrações confirmadas. Além disso, a  programação se estenderá para outros espaços, como o Anfiteatro da Beira Mar de Fortaleza e o Aeroporto Internacional Pinto Martins. 

 

Homenageado

 A 28ª edição do Ceará Natal de Luz homenageia o cartunista cearense Mino Castelo Branco. De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, a escolha se deve em razão do seu legado para a cultura cearense, bem como a sua relação com o evento. “O Minoel, o Papai Noel do Ceará Natal de Luz, é apenas uma de suas icônicas criações”, destaca. Além disso, a homenagem vai ao encontro do tema deste ano, que será o “Natal da Cearensidade”. Hermínio Macêdo Castelo Branco, mais conhecido como Mino, nasceu em Fortaleza no dia 3 de maio de 1944. Já colaborou nos principais jornais da cidade e é conhecido por ter criado o “Capitão Rapadura”, herói cearense que se recusa a usar a violência para combater o mal.

 

Campanha pelo verde

 O Ceará Natal de Luz segue com o compromisso de atuar para a preservação do meio ambiente, com a realização de ações com foco na importância da conscientização ecológica. A campanha pelo verde, que troca garrafas plásticas por mudas de plantas, por exemplo, teve início em 2007 e tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017. Entretanto, a marca foi alcançada três anos antes, em 2014. Em 2022, o evento atingiu a meta de 2 milhões de mudas frutíferas, ornamentais ou medicinais.  

 

Nesta edição, serão distribuídas 140 mil mudas de espécies como caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê, que ajudam a trazer vida, beleza, frutos, amor e esperança. Vai ter um posto de troca na Praça do Ferreira, de 25 de novembro a 23 de dezembro, das 9h às 20h.

 

1 garrafa Pet de 2L - 1 muda

2 garrafas Pet de 1L - 1 muda 

4 garrafas Pet de 500ml - 1 muda

 

O Ceará Natal de Luz mais uma vez abraça a campanha Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado do Ceará. Ao doar 1kg de feijão, arroz, leite em pó, entre outros itens, pode levar para casa uma muda, além de também fazer parte desta grande corrente de solidariedade. Para isso, basta levar os alimentos para os Postos de Troca na Praça do Ferreira. 

 

Decoração 

A decoração do Ceará Natal de Luz 2024 mergulha nas tradições e símbolos da cultura cearense com o tema “Natal da Cearensidade”. Neste ano, o emblemático Minoel retorna com seu tradicional chapéu de couro, segurando uma rede — símbolo do Ceará que ganha destaque especial. Vale ressaltar que o Papai Noel do Ceará Natal de Luz é uma criação do cartunista cearense Mino, o homenageado desta edição.


Os elementos decorativos que vão estar espalhados pela cidade também vão ressaltar o tema, trazendo referências locais como a xilogravura de cordel, que inspira a todos a imaginarem o nascimento de Jesus em solo cearense. Outros ícones, como a jangada e o caju, completam a ambientação, celebrando o litoral e o toque tropical característicos da região.


Papai Noel

Assim como nas edições anteriores, as crianças - adultos - poderão visitar a casa do Papai Noel na Praça do Ferreira, que funcionará diariamente das 9h às 21h, de 27 de novembro a 23 de dezembro. 


Árvores

 O 28º Ceará Natal de Luz traz novamente as árvores de rede, tão bem recebidas pelo público, que serão colocadas na Praça do Ferreira (25 metros) e na Praça Portugal (36 metros), que prometem chamar atenção pela grandiosidade, iluminação e cores. Na Praça Portugal, o tecido da árvore vai receber contornos e traços regionais, inspirados na técnica da xilogravura. Na base, será contada uma história em estações natalinas, retratadas com ilustrações do cartunista Mino.  Ao todo, serão oito painéis gigantes, com figuras, personagens, cenários e objetos inspirados na nossa cultura e identidade, descrevendo a celebração do nascimento de Jesus, tendo o Ceará como sua terra natal e a rede de dormir como sua acolhedora manjedoura. 

O Ceará Natal de Luz é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Ministério do Turismo. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Casa Pio, Fábrica Fortaleza, Grupo Edson Queiroz, Indaiá, Nacional Gás, Esmaltec, Bando do Nordeste, SESI/FIEC, Câmara Municipal de Fortaleza, Enel, 3 Corações, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Unimed Fortaleza, Newland, Normatel Home Center, Cerbrás e O Boticário. Apoio: Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Sindiônibus. Julitex Tecidos e Malhas, Padaria Romana, Beach Park, Sistema Fecomércio CE, por meio do Sesc e Senac, Madeireira Itaipu e Sabor e Vida. Promoção: Sistema Verdes Mares. Agradecimento: Fortaleza Airport, CDL Jovem e Faculdade CDL.

SERVIÇO

28° Ceará Natal de Luz

Abertura: 22 de novembro, às 17h, na Praça do Ferreira

Acesso gratuito!

Mais informações: www.cearanataldeluz.com.br e Instagram @cearanataldeluzoficial

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade