Pioneiro em várias fases da televisão brasileira, Emiliano participou de 85 novelas na Rede Globo, sendo premiado por suas contribuições à dramaturgia nacional. Agora, seu vasto acervo pessoal, que inclui peças históricas para o teatro e o cinema cearense e brasileiro, ficará disponível para apreciação do público na terra natal do ator até o final do ano.
A exibição, que está em cartaz em Fortaleza desde julho, quando foi inaugurada com a presença de Emiliano Queiroz, conta com 105 fotos da carreira do ator, além de cartazes e prêmios, divididos em quatro fases: teatro, cinema, televisão e amigos e família.
"Emiliano volta a Aracati, seu berço natal, numa exposição cheia de emoções e histórias. Filho de Aracati, filho do Ceará e do Brasil, era um ator único, que falava até com o silêncio. Isso é raro na fala do corpo cênico. Só para grandes e verdadeiros atores. Convido a todos para a partir de 15 de novembro aplaudir Emiliano Queiroz em Aracati”, afirma o curador da exposição, Caio Quinderé.
A mostra segue em cartaz no Museu da Fotografia Fortaleza até o dia 10 de novembro e, em seguida, chega a Aracati. No próximo ano, circulará pelas unidades do Sesc no Cariri, Iguatu e Sobral e, posteriormente, será exibida permanentemente no Centro Cultural Aldeia Aldeota, que ainda será inaugurado.
Serviço:
Exposição: Emiliano Queiroz – De Aracati para o Mundo
Abertura: 15 de novembro de 2024
Horário: 19h
Visitação: 15 de novembro à 13 de dezembro de 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Espaço das Artes
Endereço: Avenida Coronel Alexanzito, 763, Centro - Aracati