Instituto Dragão do Mar: Liderança em Gestão Cultural, representado na ABRAOSC

 




O Instituto Dragão do Mar (IDM) marcou presença nos dias 05 e 06 deste mês de novembro em dois relevantes seminários sobre Organizações Sociais de Cultura no Brasil, realizados em São Paulo. A diretora-presidente do IDM, Rachel Gadelha, representou a instituição em debates essenciais para o futuro da gestão cultural.

O primeiro seminário, promovido pela Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (ABRAOSC) e a Fundação Itaú, abordou o tema “Organização Social na Gestão, Inovação e Mudança Cultural”. E o segundo foi sobre os 20 anos das Organizações Sociais de Cultura, realizado pela ABRAOSC com o Governo de São Paulo, que promoveu debates sobre o futuro da gestão cultural em conjunto com as Organizações Sociais de Cultura e o poder público.

O ponto alto foi a participação do IDM no Seminário de celebração dos 20 anos do modelo de Gestão das Organizações Sociais de Cultura em São Paulo. Pioneiro na atuação de gestão cultural no Brasil, o IDM mostrou a bagagem de uma experiência de 26 anos, compartilhando percepções e desafios enfrentados ao longo de sua jornada. A celebração reuniu gestores públicos, colaboradores, profissionais da cultura e artistas, com o objetivo de discutir como fazer cultura.

Na mesa de conversa mediada por Paulo Linhares gestor cultural e responsável pela criação da primeira Organização Social (OS) de cultura a operar no Brasil, Rachel Gadelha destacou os desafios e o trabalho já existente no Ceará, através do IDM, na gestão de 16 equipamentos culturais entre Fortaleza e o interior do estado. “Ainda é muito comum a pouquíssima compreensão da cultura e existe uma concentração muito grande de equipamentos culturais em capitais e em alguns lugares nem existe um equipamento cultural.  Como também há pouca abertura e compreensão do modelo de gestão cultural e a necessidade de regulação. No Ceará, existe uma facilidade por estarmos com uma relação muito próxima com o estado, o que fortalece nossa gestão.” 

Saiba Mais

O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.


A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado. 


Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade