Carnaval: conheça algumas dicas essenciais para curtir esse período de forma saudável, segura e sustentável





O carnaval é um período de alegria e descontração, porém, o momento também alerta para cuidados fundamentais que vão desde saúde, segurança e meio ambiente. Para que este momento possa ser aproveitado de forma tranquila e responsável, algumas dicas são essenciais. 


Na saúde, Sabrina Sousa, enfermeira do serviço especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), afirma que algumas dicas podem ser seguidas, como, por exemplo, alimentar-se bem, hidratação, o uso de roupas leves e proteção, tanto para a pele, como no uso de preservativos em caso de relação sexual. 


“Nesse período é super importante ter em mente que antes de ingerir bebidas alcoólicas, é necessário estar bem alimentado, optando por alimentos leves. Além disso, lembre-se que álcool não hidrata, beba bastante água. Proteção como bonés, roupas leves e protetor solar e claro, previna-se das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), usando camisinha”, lista a profissional. 


Segurança no trânsito 


Tendo em vista que o período ocasiona um fluxo de trânsito intenso, fique atento! Não dirija usando o celular, respeite os limites de velocidade e use o cinto de segurança.  Se beber, NÃO dirija! Não esqueça de levar sempre consigo um documento de identificação. 


Sustentabilidade

 

Durante o Carnaval, é comum o aumento da geração de resíduos. O descarte inadequado pode causar entupimento de bueiros, alagamentos, poluição e até mesmo contribuir para doenças. A engenheira ambiental do ISGH, Jeftha Amanda, recomenda algumas ações para reduzir o impacto ambiental:


  1. Reduza o uso de descartáveis: evite copos, pratos e talheres descartáveis e prefira opções de materiais reutilizáveis ou biodegradáveis. Leve sua própria garrafa de água reutilizável.

  2. Utilize ecobags ou mochilas: leve uma sacola reutilizável para guardar seus pertences e evitar o uso de sacolas plásticas.

  3. Descarte os resíduos em coletores, separando os recicláveis: durante os bloquinhos ou festas, procure lixeiras ou pontos de coleta seletiva para descartar seus resíduos recicláveis.

  4. Opte por glitter biodegradável ou maquiagens ecológicas: evite o glitter comum, pois é composto por microplásticos que poluem o meio ambiente.

  5. Descarte corretamente as bitucas de cigarro: as bitucas são altamente poluentes, então leve um porta-bitucas ou uma pequena lata para descartá-las corretamente.

  6. Opte por transportes sustentáveis: caronas solidárias, transporte público ou bicicletas para reduzir a pegada de carbono.



Sobre o ISGH 


O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) nasceu da ânsia de pessoas que decidiram reunir-se em prol do bem-estar social, por meio de ações que promovessem mudanças e impactos significativos na esfera das políticas públicas destinadas à área da saúde.


No ano de sua constituição, o Instituto obteve junto ao Governo do Ceará a qualificação de Organização Social da Saúde (OSS), por meio do Decreto Estadual n.º 26.811 de 30 de outubro de 2002, posteriormente alterado pelo Decreto Estadual n.º 29.555, de 21 de novembro de 2008, se tornando a primeira entidade privada do Estado a receber esta certificação. 


Atualmente o ISGH faz a gestão de seis hospitais, sendo dois em Fortaleza e quatro divididos nas macrorregiões do Ceará, seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais, mais de 100 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), por meio de gestão compartilhada, e uma unidade de dessospitalização. O Instituto ainda construiu três unidades de negócio: o laboratório de análises clínicas Primilab, o laboratório Mais Lab e a Escola de Saúde e Gestão (ESG).  

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro