Especialistas discutirão aspectos clínicos, psicológicos e nutricionais em evento aberto ao público
Amanhã, dia 8 de março, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – Capítulo Ceará, Dr. Paulo Campelo, realiza o encontro "Obesidade: do estigma à solução – como encarar o tratamento com informação e sem culpa". Aberto ao público, o evento reunirá cirurgiões, psicólogos e nutricionistas para uma roda de conversa voltada a pacientes em pré e pós-bariátrica.
Durante o encontro, os especialistas abordarão desde os aspectos clínicos da cirurgia bariátrica até os impactos psicológicos e nutricionais, essenciais para o sucesso do tratamento da obesidade. “Será um espaço de troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e fortalecimento da confiança na jornada rumo a uma vida mais saudável”, afirma Dr. Paulo Campelo.
O cirurgião já realiza encontros periódicos com seus pacientes, mas esta será a primeira vez que o evento será aberto ao público externo. “É uma oportunidade de ajudar ainda mais pessoas que estão no processo de emagrecimento. O contato direto possibilita um olhar mais realista, acolhedor e humanizado sobre a caminhada da bariátrica, reforçando a importância de um suporte integral”, destaca.
Obesidade: um problema de saúde pública
A obesidade é uma condição complexa que exige abordagem multidisciplinar. No Brasil, 1 em cada 4 pessoas é obesa, segundo o Ministério da Saúde. Em Fortaleza, o cenário é ainda mais preocupante: 31% da população feminina apresenta obesidade, colocando a capital cearense na quarta posição entre as cidades brasileiras com maior índice da doença, conforme levantamento do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel).
“Os números mostram que a obesidade é uma questão de saúde pública. Precisamos falar sobre o tema, destacar dados alarmantes e reforçar que, embora seja uma doença séria e associada a diversas complicações, há tratamento e possibilidade de cura”, conclui Dr. Paulo Campelo.
SERVIÇO
Encontro: "Obesidade: do estigma à solução – como encarar o tratamento com informação e sem culpa"
Inscrições gratuitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnlLW1OyfJw580Mx50W99klEomYYHXG8N5MTRcnHs2x8Akyg/viewform
Data: 08 de Março
Hora: 08h30
Local: Auditório do Hospital São Camilo - R. Costa Barros, 833 - Centro