Escola de Artes Visuais da Vila das Artes abre 30 vagas para oficina de alfabetização visual





Intitulada “AKOBEN”, a formação será ministrada pelo artista e pesquisador Romário Silva em encontros on-line. As inscrições seguem até 27 de maio

A Vila das Artes, por meio da Escola Pública de Artes Visuais, abre, nesta terça-feira (20/5), as inscrições para a oficina AKOBEN - Curso de Alfabetização Visual, ministrada pelo artista e pesquisador baiano Romário Silva, em encontros virtuais. Com 30 vagas disponíveis, a formação busca construir novas formas de pensar a arte e a educação sob a perspectiva das relações étnico-raciais presentes no Brasil. As inscrições podem ser feitas via formulário on-line, disponível também no site da Vila das Artes, até o dia 27 de maio.

Inscrições para a oficina AKOBEN - Curso de Alfabetização Visual

A atividade da Escola de Artes Visuais integra o calendário de ações da Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

A lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 28 de maio, no site da Vila das Artes. Além do resultado, será enviado um e-mail com o link da sala on-line onde acontecerão as aulas, nos dias 02, 04, 06, 09, 11 e 13 de junho, das 17h30 às 21h.

A oficina Akoben tem como público-alvo agentes culturais, pesquisadores e profissionais da arte-educação, estudantes, artistas e demais interessados em repensar o ensino da arte pela perspectiva da pluralidade étnica do Brasil, a partir de uma pedagogia crítica. O curso também abrange e valoriza a linguagem das comunidades afro-diaspóricas, indígenas, ciganas e sertanejas.

Sobre o ministrante

Romário Silva de Oliveira Costa é um pesquisador e arte-educador natural de Salvador, Bahia. Além da carreira acadêmica, Romário atua na cena drag soteropolitana com o nome artístico de Malayka SN. Seu trabalho está pautado nas artes visuais e educação, onde pesquisa as relações do ensino das artes visuais e as diretrizes legislativas estabelecidas a favor de uma educação para as relações étnico-raciais.

Em 2023, Romário recebeu o Prêmio Paulo Freire e realizou o curso para educadores AKOBEN - Ensino de Artes Visuais e as Culturas Negadas, preenchendo currículos antirracistas.

Serviço
Oficina AKOBEN - Curso de Alfabetização Visual
Local: aulas on-line (link da sala virtual será enviado às pessoas selecionadas)
Datas: 02, 04, 06, 09, 11 e 13/06
Horário: 17h30 às 21h
Inscreções: até dia 27/05
30 vagas
Classificação indicativa: 18+ anos
Mais informações: site da 
Vila das Artes

Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro