A Câmara Brasil-Portugal do Ceará realiza, no dia 2 de julho, a cerimônia de posse da nova diretoria para o triênio 2025-2027. O evento marca a posse de Patrícia Campos como presidente da instituição, a primeira mulher a assumir o cargo desde a fundação da Câmara.
A solenidade reunirá autoridades, empresários e representantes da comunidade luso-brasileira para celebrar a nova fase da entidade, que reafirma seu compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, a inovação e o diálogo entre nações com trajetória histórica compartilhada.
Patrícia Campos assume a presidência com o compromisso de fortalecer o protagonismo da Câmara nas relações bilaterais entre Brasil e Portugal. Seu objetivo é consolidar a instituição como um elo estratégico na construção de tratados, convênios e acordos entre organizações públicas e privadas dos dois países.
“A Câmara é um ponto de convergência entre Brasil e Portugal. Nossa proposta é fortalecer institucionalmente os laços econômicos, culturais e educacionais entre as duas nações”, destaca Patrícia.
Entre as prioridades estratégicas da nova gestão estão o fomento ao ambiente de negócios, com iniciativas para facilitar a entrada de empresas brasileiras em Portugal e atrair investimentos portugueses para o Ceará; o fortalecimento da economia azul, com destaque para o turismo marítimo, a biotecnologia marinha e a pesca sustentável; o incentivo ao empreendedorismo, com ênfase no protagonismo feminino no Brasil e em Portugal e a ampliação de parcerias com universidades portuguesas.
A presidente ressalta também a intenção de promover missões empresariais para fortalecer o intercâmbio econômico e institucional entre Brasil e Portugal. “Nosso objetivo é apoiar aqueles que desejam internacionalizar seus projetos, facilitando o caminho para empreendedores em Portugal e gerando oportunidades concretas para investidores portugueses interessados no Ceará”, afirma.
Nova gestão
Além de Patrícia, a nova gestão do conselho administrativo conta com Tadeu Dote à frente da diretoria de Indústria e Comércio, Décio Simões Pereira liderando o setor de Serviços e TI, Anya Ribeiro de Carvalho responsável pelo Turismo, José Carlos Escobar na Tesouraria e André Lima na área jurídica.
No dia 2 de julho, tomarão posse das diretorias estratégicas e temáticas os seguintes nomes: Aline Ponte Lima (Câmara Jovem), Benedito Simões (Comercial e Novos Negócios), Carlos Alberto Nunes Filho (Logística), Cibele Gaspar Fernandes (Projetos para Investimentos), Cláudia Soares (Imagem), Daniel Furlani de Sá Cavalcante (Agronegócios), Delano Macedo de Vasconcelos (Relações com Mercado Financeiro), Erica Viana Arruda Sá (Investimentos), Hermes Oberdan Monteiro (Aduaneira) e Irineu Guimarães Júnior (Desenvolvimento Imobiliário).
Também assumem: José Augusto Pinto Wahnon (Turismo), José Maria McCall Zanocchi (Mediação e Arbitragem), Mabel de Carvalho Portela (Relações Institucionais), Maria Denise Melo Sales (Educação e Cultura), Michel Araújo (Interiorização), Rodrigo Carneiro Guilhon (Terceirização e Serviços), Rômulo Alexandre Soares (Economia do Mar), Tarcísio Rebouças Porto (Social), Teixeira Júnior (Inovação, Tecnologia e Educação) e Vera Maria Vieira Lima (Governança).
O conselho consultivo será formado por uma equipe alinhada ao crescimento da instituição, composta por membros de destaque da Câmara Brasil-Portugal do Ceará, entre eles Antônio Eugênio Vieira Filho, Armando Abreu, Carlos José Castro da Silva Maia, José Maria McCall Zanocchi, Raimundo José Marques Viana, Raul dos Santos Neto, Rômulo Alexandre Soares e Jorge Chalskemann.
Já o conselho fiscal será composto por Carla Sofia de Almeida Martins, Lucas Cavalcante e Maria Ricarte Urbano.
Posse nova diretoria Câmara Brasil-Portugal Ceará
Data: 2 de julho (quarta-feira)
Horário: 18h30min
Local: Fiec (cobertura): Barão de Studart, 1980.
Sobre Patrícia Campos
Patrícia Campos é advogada com sólida atuação nas áreas de Planejamento Sucessório Empresarial, Direito Tributário e Direito Empresarial, além de mestranda em Direito Internacional Privado. Possui formação complementar em Compliance e integra o Grupo de Estudos em Compliance, Integridade e Ética (Gecie), colaborando ativamente para a promoção da cultura de integridade nos setores público e privado.
Atualmente, preside a Câmara Brasil-Portugal do Ceará, sendo a primeira mulher eleita para o cargo. À frente da instituição, tem se dedicado a fortalecer as relações bilaterais e a incentivar a cooperação empresarial entre os dois países. É sócia do escritório Campos Advocacia Corporativa e Internacional e da Campos Aguiar Consultoria, com atuação em Portugal, onde assessora empresas em processos de internacionalização no contexto da Comunidade Europeia.