Fiscalizações ocorreram nas proximidades da Arena Castelão e na Avenida Coronel de Carvalho
A Guarda Municipal de Fortaleza, por meio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM), e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuaram em conjunto em duas ocorrências de descarte irregular de resíduos sólidos registradas nesta semana em Fortaleza.
A primeira ação aconteceu na noite desta quarta-feira (16/07), nas proximidades da Arena Castelão. A operação foi iniciada após denúncia feita por um popular, informando sobre possível descarte de entulho na Rua Ulisses Bezerra. Ao chegar ao local, as equipes constataram uma reforma em andamento em um templo religioso e o descarte irregular de resíduos sólidos na esquina da via. Com o apoio da IPAM, os fiscais da Agefis realizaram os procedimentos necessários e lavraram auto de infração em conformidade com a legislação ambiental vigente.
Já na manhã desta quinta-feira (17/07), uma nova ocorrência foi registrada na Avenida Coronel de Carvalho. Durante patrulhamento, a equipe identificou uma pessoa descartando lixo de forma irregular e, ao averiguar a situação, constatou que no local também estava sendo realizada uma obra para construção de um pavimento superior sem a devida licença. O responsável foi notificado pelas duas infrações: o descarte indevido de resíduos e a execução de obra irregular.
A administração municipal lembra que o descarte irregular de resíduos é uma infração sujeita a penalidades e destaca a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa e organizada.
Para denunciar descarte irregular de lixo em Fortaleza, os cidadãos podem entrar em contato com a Central 156 da Prefeitura, utilizar o aplicativo Fiscaliza Fortaleza ou acessar o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br. O aplicativo e o site exigem cadastro prévio do denunciante.