A Câmara Brasil-Portugal do Ceará realiza hoje, quarta-feira, 2 de julho, a cerimônia de posse da nova diretoria para o triênio 2025-2027. O evento marca a posse de Patrícia Campos como presidente da instituição, a primeira mulher a assumir o cargo desde a fundação da Câmara.
A solenidade reunirá autoridades, empresários e representantes da comunidade luso-brasileira para celebrar a nova fase da entidade, que reafirma seu compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, a inovação e o diálogo entre nações com trajetória histórica compartilhada.
Patrícia Campos assume a presidência com o compromisso de fortalecer o protagonismo da Câmara nas relações bilaterais entre Brasil e Portugal. Seu objetivo é consolidar a instituição como um elo estratégico na construção de tratados, convênios e acordos entre organizações públicas e privadas dos dois países. “A Câmara é um ponto de convergência entre Brasil e Portugal. Nossa proposta é fortalecer institucionalmente os laços econômicos, culturais e educacionais entre as duas nações”, destaca Patrícia.
Entre as prioridades estratégicas da nova gestão estão o fomento ao ambiente de negócios, com iniciativas para facilitar a entrada de empresas brasileiras em Portugal e atrair investimentos portugueses para o Ceará; o fortalecimento da economia azul, com destaque para o turismo marítimo, a biotecnologia marinha e a pesca sustentável; o incentivo ao empreendedorismo, com ênfase no protagonismo feminino no Brasil e em Portugal e a ampliação de parcerias com universidades portuguesas, voltadas à oferta de cursos.
A presidente ressalta também a intenção de promover missões empresariais para fortalecer o intercâmbio econômico e institucional entre Brasil e Portugal. “Nosso objetivo é apoiar aqueles que desejam internacionalizar seus projetos, facilitando o caminho para empreendedores em Portugal e gerando oportunidades concretas para investidores portugueses interessados no Ceará”, afirma.
Sobre a nova presidente
Patrícia Campos é advogada com sólida trajetória no campo jurídico, especializada em Planejamento Sucessório Empresarial, Direito Tributário e Direito Empresarial, além de mestranda em Direito Internacional Privado. Com ampla formação complementar em Compliance, integra o Grupo de Estudos em Compliance, Integridade e Ética (Gecie) e exerce um papel ativo na disseminação da cultura de integridade no setor público e privado.
É sócia do escritório Campos Advocacia Corporativa e Internacional e da Campos Aguiar Consultoria, com operação em Portugal, onde presta consultoria para empresas em processo de internacionalização na Comunidade Europeia.
Com uma carreira marcada pela liderança em diversas entidades de relevância no setor jurídico, Patrícia foi Vice-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), sendo também a primeira mulher a exercer esse cargo, Presidente da Comissão de Estudo de Direito de Empresa e Societário da OAB/CE e Conselheira da OAB/CE. Também integra o Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças, contribuindo com sua expertise em questões tributárias e empresariais.
Posse nova diretoria Câmara Brasil-Portugal Ceará
Data: 2 de julho (quarta-feira)
Horário: 18h30min
Local: Fiec (cobertura): Barão de Studart, 1980.