A nova marca do grupo Homem do Sapato, a Estúdio HS, que busca reinventar conceitos ao mesmo tempo em que valoriza a herança e o saber manual, ganha um símbolo à altura de sua proposta: a Prensa de Sapateiro. Criada pelo artista plástico Jackson Sampaio, e curadoria de Omar de Albuquerque, a obra é uma escultura funcional e conceitual que representa a alma de um ofício milenar.
Jackson Sampaio recebeu a incumbência de desenvolver uma peça que traduzisse a essência da Estúdio HS. O resultado é uma escultura que simboliza uma prensa industrial manual de sapato, concebida a partir de peças de reciclagem de metal, como sobras da mecânica de carros, motos e bicicletas – a matéria-prima característica do trabalho do artista. A escolha da prensa não foi aleatória; ela foi pensada para ser o emblema dessa nova grife premium do grupo Homem do Sapato.
"A ideia da Prensa de Sapateiro como símbolo da Estúdio HS é trazer à tona a essência do que fazemos: a arte de criar, de moldar, de dar forma ao novo a partir de um saber que é ancestral. É a nossa forma de homenagear o ofício do sapateiro, a dedicação e o cuidado que colocamos em cada peça, e ao mesmo tempo, mostrar a inovação e a sustentabilidade que a Estúdio HS representa", explica Jhonatan Rêgo, diretor criativo do grupo Homem do Sapato.
Muito além de uma ferramenta, esta prensa artesanal carrega consigo a história de um ofício que moldou a construção de sapatos feitos à mão. Utilizada por sapateiros de outras épocas no delicado processo de moldar e prensar o couro, a peça transita entre o utilitário e o artístico. Com uma estrutura robusta e formas que evocam uma escultura, a Prensa de Sapateiro se torna um potente símbolo do saber manual, da dedicação ao detalhe e da estética do trabalho que a Estúdio HS busca valorizar em suas criações.