Com as férias escolares, condomínios litorâneos se preparam para receber mais famílias e crianças. Especialistas alertam para a importância de regras claras e empatia entre vizinhos, além da atenção redobrada com a segurança
Com a chegada das férias escolares, os condomínios de praia se tornam o destino preferido de muitas famílias que buscam descanso, lazer e contato com a natureza. No entanto, o aumento expressivo no número de moradores temporários traz consigo uma série de desafios para a convivência coletiva.
Breno Machado, CEO na Singular Serviços, empresa especializada em terceirização de mão de obra, destaca: “É comum que os meses de férias resultem em uma mudança significativa na dinâmica dos espaços comuns. Piscinas, quadras esportivas e áreas de lazer passam a ser utilizadas intensamente por crianças e adolescentes, o que pode gerar incômodos para moradores permanentes ou aqueles em busca de tranquilidade”.
Quase 90% das reclamações em condomínios são sobre barulhos
De acordo com dados do aplicativo LAR.app, uma ferramenta de administração, a principal razão dos desentendimentos citados por condôminos foram os barulhos (87%). E a barulheira pode variar desde vizinhos que falam muito alto até aparelhos eletrônicos com volume acima do permitido e em horários inapropriados.
O segredo está na comunicação, ressalta Breno Machado: "É fundamental que os condomínios estabeleçam normas claras e atualizadas sobre o uso das áreas comuns durante esse período, e que os pais orientem seus filhos quanto ao respeito às regras e aos vizinhos", afirma. Além disso, o profissional destaca a importância de ações educativas e preventivas. “Ações mais simples como campanhas internas com cartazes, avisos nos elevadores ou até rodas de conversa podem ajudar a promover uma convivência mais harmônica. Incentivar o diálogo e a empatia é sempre a melhor saída para uma boa convivência”.
Outro ponto de atenção é a segurança. O fluxo maior de visitantes exige atenção redobrada na portaria e nas áreas de acesso restrito, como garagens e salões de festas. Veja algumas dicas para uma boa convivência nas férias:
Respeitar horários de silêncio e uso das áreas comuns;
Supervisionar crianças nas dependências do condomínio;
Manter o lixo bem acondicionado, especialmente em áreas de praia;
Evitar aglomerações ou festas fora das normas;
Praticar o diálogo sempre que surgirem conflitos.
“As férias escolares podem ser um período de descanso e diversão para todos – desde que haja respeito e cooperação entre os condôminos. A boa convivência é construída com pequenas atitudes e um olhar atento ao coletivo”, finaliza o especialista.
Sobre a Singular Serviços
A Singular Serviços é uma empresa especializada em terceirização de mão de obra, sendo referência nacional presente em seis estados brasileiros (Ceará, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina). A empresa conta com uma equipe capacitada de mais de 15 mil colaboradores e mais de 7 milhões de m² administrados e mantidos. Possui as especialidades de controle de acesso, portaria, limpeza, apoio logístico, recepção e segurança, atuando em condomínios residenciais incluindo os de alto padrão e luxo, prédios comerciais, empresas, restaurantes, hotéis, shoppings, indústrias e clínicas.
Há mais de 30 anos a Singular Serviços cuida do seu maior patrimônio: sua família e seu negócio, e por isso proporciona experiências únicas em cada atendimento e prestação de serviço. Para isso, procura constantemente ampliar sua capacidade de atuação e oferecer a cada cliente o que existe de mais moderno e inovador no mercado, mas sem perder o jeito de servir. A empresa acredita que Singular Serviços é mais do que um nome, é a sua maneira de trabalhar.
Para mais informações, ligue para a Central Singular: (85) 3304.6868, solicite uma proposta por meio do (85) 99825-2430 ou acesse as redes sociais:
Instagram: @singularoficiall