Mário Albuquerque, presidente em exercício da Fetrans, recebe medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro



O presidente em exercício da Federação dos Transportes (Fetrans), Mário Albuquerque, recebeu, no último dia 12 de agosto, em Brasília, a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2025, concedida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A honraria, conferida anualmente pela NTU desde 1997, é atribuída a personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte urbano e metropolitano de passageiros no Brasil. Mário foi homenageado na categoria “empresário”.  

Para ele, a distinção representa o reconhecimento de uma trajetória construída com trabalho, diálogo e compromisso com a melhoria da mobilidade urbana no país. “Agradeço à NTU pela confiança e divido esta homenagem com todos os profissionais e parceiros que caminham conosco na construção de um transporte público mais eficiente, acessível, seguro e sustentável”, comemora o presidente.

Mário também destaca a importância da articulação das lideranças do setor na busca de um serviço de transporte de passageiros inclusivo, eficiente, moderno e socioambientalmente responsável, marca de sua trajetória profissional e de sua atuação no setor. “Hoje, mais do que nunca, a sustentabilidade e a competitividade andam de mãos dadas, com as empresas buscando formas mais eficientes de utilizar os recursos naturais e os insumos. Mais do que inovação tecnológica, o setor de transporte tem buscado priorizar a preservação do planeta e seus recursos, das espécies, a qualidade de vida dos seres humanos e seu bem-estar, o que está inteiramente ligado a uma mobilidade módica e sustentável”, pontua.

Além da presidência interina, Mário também exerce, há 8 anos, a função de Presidente do Conselho Deliberativo que dirige o Sindiônibus. Há mais de uma década, é também conselheiro da NTU.

Carreira e atuação classista

Mário transicionou de uma destacada carreira na engenharia, para assumir, há cerca de 24 anos, a administração da Vega SA, a maior empresa de transporte urbano de Fortaleza. Durante esse período, contribuiu significativamente na gestão de empresas coligadas, incluindo a intermunicipal Viação Princesa dos Inhamuns e a urbana Vega Manaus, entre outras.

Mário também tem ampla atuação no movimento sindical empresarial, tendo participado de diversos mandatos como diretor estatutário do Sindiônibus—sindicato empresarial que congrega todas as empresas dos sistemas regulares de transporte coletivo da área urbana e região metropolitana de Fortaleza-CE.

Ao longo dos últimos 9 anos, também exerceu a presidência do Sinterônibus, sindicato que congrega as empresas intermunicipais do Ceará.

Sobre a NTU

A NTU é a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, fundada em 29 de julho de 1987, uma entidade de classe nacional com o objetivo principal de representar as operadoras de ônibus urbanos e metropolitanos frente ao poder público e à sociedade civil.

Mais informações para a Imprensa:
Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro