O espetáculo vindo do Rio de Janeiro explora fortemente os sentidos da audição, tato, olfato e paladar e convida pessoas cegas ou espectadores enxergantes a usarem vendas para um mergulho profundo em dramaturgia poética, dinâmica, divertida e inovadora.
Pela primeira vez em Fortaleza, o Teatro dos Sentidos , grupo criado pela poetisa, dramaturga, diretora, professora e atriz Paula Wenke, se apresenta nos dias 23, 24 e 25 de agosto, com o espetáculo Feliz Ano Novo , em comemoração aos 25 anos de sua criação. A montagem utiliza uma técnica de encenação sensorial que permite a exploração dos diferentes sentidos remanescentes na contação de histórias. As apresentações acontecem no Theatro José de Alencar , em Fortaleza, nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo), e no Instituto dos Cegos , no dia 25 (segunda-feira). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla. O espetáculo conta com Libras tátil (para surdo-cegos).
O Teatro dos Sentidos , criado originalmente para plateia de cegos, hoje atrai também “enxergantes” que assistem vendidos. A abordagem utiliza textos adaptados, e atores provocadores (responsáveis por gerar interações sensoriais com a placa em diálogo sensível com a narrativa) estimulando os sentidos remanescentes – audição, tato, olfato e paladar – provocando a empatia da placa e promovendo uma experiência ímpar. O que era inclusão virou linguagem cênica inovadora, na qual o público construiu imagens mentalmente por meio de estímulos sensoriais. A ausência da visão potencializa outros sentidos, surpreendendo o público com sensações intensas e acesso à criatividade e à memória afetiva.
O espetáculo Feliz Ano Novo celebra os 25 anos do Teatro dos Sentidos, reconhecido como uma das primeiras iniciativas de arte inclusiva a alcançar sucesso no circuito comercial. Criada e dirigida por Paula Wenke, a peça narra a história de Gabriel, um adolescente apaixonado e filho de Roberto, viúvo e comandante da Marinha. Em busca de respostas para seus sentimentos, Gabriel encontra, em casa, uma dedicatória misteriosa no livro "Antologia Poética", de Vinícius de Moraes. A descoberta o leva a questionar o pai sobre uma enigmática “Dama do Mar”, que relembra seu antigo romance de carnaval, provocando um desfecho surpreendente.
O espetáculo reúne atores do grupo e um elenco local, capacitado para atuar com a técnica do Teatro dos Sentidos em parceria com o grupo de Teatro Olho Mágico e o Instituto de Cegos.
No final da apresentação, ao retirarem as vendas, o público é surpreendido por uma exposição acessível às pessoas cegas com permissão em letra aumentada e em braile. A maioria das obras também conta com recursos táteis. As obras foram criadas por artistas que traduziram em formas, núcleos e texturas como imagens sugeridas da narrativa de Feliz Ano Novo.
Paula revela que, após quase três décadas de atuação em projetos culturais voltados à inclusão, recebeu o diagnóstico de autismo (nível 1 de suporte) e Altas Habilidades em criatividade e pensamento divergente no final de 2024. A descoberta, segundo ela, trouxe um novo significado ao trabalho que realiza: “Autistas vivem em um mundo introspectivo e imagético. Pessoas cegas, por necessidade, também acessam o mundo por outros sentidos. No Teatro dos Sentidos, essas experiências dialogam e entram em trabalho”.
Sobre a Realizadora
Paula Wenke - Dramaturga, roteirista, poetisa, diretora teatral e outras mídias, atriz, locutora, produtora e professora de teatro, TV e cinema. É criadora do Teatro dos Sentidos (1997). O Teatro dos Sentidos hoje é treinado na Academia não só pela estética inovação e tecnologia que representa, mas também pelo efeito profundo que causa na plateia: catarses intensas e emoções profundas. Wenke formou-se no Teatro da Universidade de Brasília. É criadora do Movimento Arte Inclusiva que em 2021, em 28 lives conversou com todos os Secretários de Cultura Estaduais e Municipais de capitais sobre Políticas para o avanço da Arte Inclusiva e Acessibilidade Cultural. É Coordenadora e Conselheira da GADIM BRASIL (Aliança Global para Deficiências em Mídia e Entretenimento), traduzindo, Aliança Global para a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Mídia e no Entretenimento. A GADIM BRASIL é uma organização que promove a inclusão de pessoas com deficiência na mídia e no entretenimento, com base nos direitos humanos. Ela é o braço nacional da GADIM, uma aliança global criada em 2016 com o apoio da ONU e da International Disability Alliance.
Serviço - Espetáculo “Feliz Ano Novo” com Teatro dos Sentidos
Data : 23, 24 e 25 de agosto
Local : Dias 23 e 24 de agosto, no Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 - Centro)
Dia 25 de agosto no Instituto de Cegos do Ceará (Rua Padre Anchieta, 1400 - São Gerardo)
Ingressos: gratuitos com retirada pela plataforma Sympla
Classificação : 12 anos
Duração : 50 min de espetáculo Acessibilidade : com Libras tátil
Mais informações pelo Instagram @teatrodosentidos
Este projeto foi fomentado pela BOLSA FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023 .