O festival acontece de 31 de outubro a 15 de novembro em 5 cidades cearenses, com toda a programação gratuita
Mais de 30 atrações locais, nacionais e internacionais participam do 11º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC), evento tradicional que anualmente circula por cidades cearenses com apresentações das mais diversas artes circenses, para toda a família. A 11ª edição acontece entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, com programação em Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Canoa Quebrada, em Aracati (14 e 15/11). Além do circuito principal, o FICC articula outras ações em rede com equipamentos culturais públicos e privados de diferentes municípios do Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito.
Para esta edição, o Festival de Circo recebeu 628 inscrições de diferentes estados e países, das quais, foram selecionados e convidados 32 trabalhos, entre números, espetáculos e oficinas. Do Brasil, as atrações circenses são do Amazonas, de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e do Ceará, das cidades de Aquiraz, Aracati (Canoa Quebrada), Camocim, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca Maracanaú, Paracuru e Quixeramobim. Também foram selecionados trabalhos de artistas circenses da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Equador, da Espanha e do Uruguai.
Giza Diógenes, diretora do Festival de Circo, revela que o processo de curadoria buscou garantir um recorte plural, diverso e representativo do circo em suas mais distintas possibilidades — das expressões tradicionais às experimentações contemporâneas —, priorizando propostas que dialogam com diferentes territórios, linguagens e trajetórias. O resultado revela uma programação robusta que contempla artistas do Brasil e mais seis países da América Latina e Europa: Espanha, Equador, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai. “Isso reforça o FICC como um dos principais pontos de conexão e circulação da cena circense latina no Brasil”, comenta.
Os picadeiros do 11º FICC vão receber cerca de 100 artistas em mais de 40 apresentações. Mantendo o compromisso com a equidade de gênero, nesta edição 33% dos trabalhos são de artistas homens, 33% de mulheres e 34% de grupos compostos por formações mistas, assegurando um panorama equilibrado e diverso.
“Mais que um festival, o FICC é um espaço de visibilidade, conexão e valorização das artes circenses — em especial das vozes e práticas que atuam nos territórios, nos coletivos, nas lonas e nas ruas. Sua curadoria aposta no poder do encontro, na força da cena e na arte como direito”, diz a diretora do festival.
AS ATRAÇÕES do 11º FICC
Do Ceará:
Alegria_o_palhaco (Aquiraz)
Banda de Música Mestre Pixuna (Paracuru)
Budega Jeremias (Maracanaú)
Cia Epidemia de Bonecos (Fortaleza)
Cia Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim)
Circo Escola Canoa Criança (Aracati)
Coletivo FusCirco (Maracanaú)
Coletivo Quintal (Fortaleza)
Gabi Rojas (Fortaleza)
Gil Rodriguês (Fortaleza)
Grupo Desequilibradoz de Circo/Teatro (Maracanaú)
Lino Rocha (Fortaleza)
Lyvia Cruz (Camocim)
Maruska Ribeiro (Fortaleza)
Palhaça Coragem (Fortaleza)
Palhaço Tutu (Aquiraz)
Orquestra Circulante (Itapipoca)
Stela Rosa_Palhaça Estelar (Fortaleza)
De outros estados:
Circo Experimental Negro (PE)
Felipe de Carvalho Bonoto Dutra (RS)
Jean Winder (AM)
Renata Polga (RS)
Trupe de Mulheres Esperança Garcia (PI)
De outros países:
Balagan Circus (ARG/URU)
Caterina Stefanoff (ARG)
Circus Family on the Road (ESP)
DUO FITI & PALDI (CHI)
Duo Redemoinho (BRA/ECU)
Estúpida Compañía (ARG/URU)
Ingrid Bogotá (COL)
Trupe Graviola (COL)
QUEM FAZ
A 11ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará é uma realização da Iluminura Produtora Cultural. Conta com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio do 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados da Lei Aldir Blanc 2, e patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023, do Ministério da Cultura | Governo Federal.
O festival também conta com apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, através da Escola Pública de Circo da Vila das Artes e do Centro Cultural Belchior; da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria da Cultura e do Programa Circuito das Artes; e da Prefeitura de Paracuru, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa. Essas parcerias reforçam o papel estratégico do FICC como política pública de fomento à cultura, à diversidade artística e à descentralização territorial da produção cultural no estado.
SERVIÇO
11º Festival Internacional de Circo do Ceará - De 31 de outubro a 15 de novembro com programação em Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Canoa Quebrada -Aracati (14 e 15/11). Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com