Com a presença de Marcelo Gomes, Cinema do Dragão realiza mostra dedicada à filmografia do cineasta e apresenta pré-estreia comentada




Agenda semanal conta também com estreia de Dormir de Olhos Abertos (dir. Nele Wohlatz), Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles (dir. Chantal Akerman) e Suçuarana (dir. Clarissa Campolina e Sérgio Borges)


Dando sequência às comemorações pelos 12 anos da reinauguração como cinema público do Estado do Ceará, o Cinema do Dragão traz uma nova programação nesta semana a partir de quinta-feira (11), integrada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).


No dia 9, terça-feira, a programação do Cinema do Dragão segue com mais uma edição da Sessão Outras-Metragens, faixa curatorial dedicada a exibir trabalhos de diferentes metragens de cineastas com filme em cartaz. Nesta semana, o foco sobre parte da filmografia do cineasta pernambucano Marcelo Gomes. A mostra ocupa a sala 2 entre os dias 9 e 13, com exibições de seis trabalhos e, ao fim, a sessão comentada do seu mais recente longa-metragem “Retrato de um certo Oriente”.


Abrindo a programação, na terça (9), às 17h, será exibido “ Cinema, Aspirinas e Urubus ” (2005), longa premiado em Cannes que acompanha o encontro revelado entre um alemão fugitivo da guerra e um sertanejo nordestino em plena década de 1940. Na sexta (12), às 14h, o público poderá conferir “ Era Uma Vez Eu, Verônica ” (2012), retrato íntimo e existencial de uma jovem médica em crise com sua rotina e identidade. Já no sábado (13), às 14h, será a vez de “ Criaturas da Mente ” (2024), documentário lançado recentemente que mergulhou nas pesquisas do neurocientista Sidarta Ribeiro sobre sonhos, ancestralidade e o inconsciente como motor de transformação social. Os ingressos para esses longos seguem a tarifa promocional, custando R$ 6 (meia) e R$ 12 (inteira). 


Ainda no sábado (13), às 15h40, a mostra apresenta uma sessão de curtas com três filmes dirigidos ou co-dirigidos por Gomes: “ Sertão de Acrílico Azul Piscina ” (2004), “ Maracatu, Maracatus ” (1995) e “ Clandestina Felicidade ” (1998). Esta sessão é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes.


Encerrando a programação, no sábado (13), às 17h, acontece a exibição de “ Retrato de um Certo Oriente ” (2023), mais recente longa de Marcelo Gomes. A sessão será em seguida, às 19h, de uma conversa com a presença do diretor, do produtor Ernesto Soto e da mediação de Murilo Hauser, dentro do projeto Anatomia do Filme, realizado pela escola Porto Iracema das Artes. A atividade é gratuita


Na quinta-feira (12), o Cinema do Dragão estreia três produções: na sala 1, a sessão de " Dormir de Olhos Abertos ", dirigida por Nele Wohlatz, que acompanha com humor sutil as relações entre três jovens estrangeiros em uma cidade praiana brasileira durante um verão intenso; já na sala 2, entra em cartaz a cópia restaurada de " Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles ", obra-prima de Chantal Akerman que mostra três dias na vida de uma dona de casa cuja rotina começa a desmoronar lentamente; também na sala 2, estreia " Suçuarana ", de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, que narra a jornada de Dora em busca de um vale onde um dia morou sua mãe. Em meio a uma paisagem devastada pela mineração, Dora encontra solidariedade em uma vila de trabalhadores.


Estreias


Na sala 1, estreia “Dormir de Olhos Abertos” , dirigida pela cineasta alemã Nele Wohlatz, que integra o projeto Sessão Vitrine Petrobras. A narrativa acompanha Kai, que chega de Taiwan para passar férias no Brasil e acaba conhecendo outros estrangeiros em trânsito pelo País em busca de trabalho. Nos encontros e desencontros dessa jornada, ela se aproxima especialmente de Xiaxin e, a partir dessas conexões, tenta compreender uma cultura e um país tão diferentes dos seus. Lançado mundialmente no Festival de Berlim, onde ganhou o Prêmio da Crítica Internacional (FIPRESCI), o longa percorreu importantes festivais internacionais, como IndieLisboa, Kárlovy Vary, San Sebastián, Mostra de SP e Festival do Rio. Para estrelar essa comédia silenciosa de mal-entendidos com uma dramaturgia bem longe do tradicional, Wohlatz recrutou atores iniciantes e profissionais, como o argentino Nahuel Pérez Biscayart. “Dormir de Olhos Abertos” é falado em mandarim, português, espanhol, inglês e alemão.


Já na Sala 2, entra no cartaz “ Suçuarana ”, filme dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges, que narra a história de Dora, uma mulher que passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam, um lugar mítico onde imagina que possa encontrar pertencimento. Em meio a encontros com outros viajantes e guiados por um cachorro misterioso, Dora percorre um território em ruínas, devastado pela mineração, onde seu destino parece sempre um pouco mais distante. Após um acidente, ela encontra refúgio em uma fábrica abandonada, onde se encontra com uma vila de trabalhadores que vivem em coletividade e lembram o lar que ela tanto procura. Destaque na última edição do Festival de Brasília, “Suçuarana” levou os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Montagem.


Eleito como o melhor filme de todos os tempos em votação realizada pela Sight & Sound, “ Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles ”, obra-prima monumental da diretora belga Chantal Akerman, estreia na Sala 2. A obra segue três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, com tarefas que incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua rotina ritualizada diária começa a desmoronar.



Programação


Estreias


[Sessão Vitrine Petrobras] DORMIR DE OLHOS ABERTOS (Argentina/Brasil/Alemanha/ Taiwan, 2024) - Estreia

Direção: Nele Wohlatz // 98 min. // 18 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Uma cidade de praia no Brasil. Fu Ang, Kai e Xiaoxin quase não se encontram nessa comédia sutil de mal-entendidos. Mas ao longo de um verão longo e quente, relações delicadas são formadas entre eles, como ilhas em águas infestadas por tubarões.


Sala 1 - Sessões: 

Sexta (12/09) - 19h20

Terça (16/09) - 19h

Quarta (17/09) - 19h


JEANNE DIELMAN, 23, QUAI DU COMMERCE, 1080 BRUXELLES (Bélgica/França, 1975) - Estreia

Direção: Chantal Akerman // 193 min. // 14 anos // Filme 

Sinopse: Três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho adolescente e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua rotina ritualizada diária começa a desmoronar.

Sala 2 - Sessões

Sexta (12/09) - 15h50

Domingo (14/09) - 15h50

Quarta (17/09) - 15h50


SUÇUARANA (Brasil, 2024) - Estreia

Direção: Clarissa Campolina e Sérgio Borges // 84 min. // 12 anos // Embaúba

Sinopse: Dora atravessa uma paisagem devastada pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Guiada por um cachorro misterioso, ela encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vive em coletividade e lembra o lar que ela tanto procura.


Sala 2 - Sessões: 

Quinta (11/09) - 19h20

Sexta (12/09) - 19h20

Domingo (14/09) - 19h20

Terça (16/09) - 19h20

Quarta (17/09) - 14h


Em cartaz


A PRAIA DO FIM DO MUNDO (Brasil, 2021) - Estreia 

Direção: Petrus Cariry // 88 min. // 12 anos // Sereia Filmes

Sinopse: Em Ciarema, o avanço do mar derrota casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer ficar em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.

 Sala 1 - Sessões: 

Sexta (12/09) - 17h40

Sábado (13/09) - 19h10

Domingo (14/09) - 19h

Sala 2 - Sessões: 

Quinta (11/09) - 17h40

Terça (16/09) - 17h40

Quarta (17/09) - 19h20


A MARVADA CARNE (Brasil, 1985/2025) - Estreia // Relançamento

Direção: André Klotzel // 77 min. // anos // Tatu Filmes 

Sinopse: Nho Quim vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de hóspedes. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totô, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça, tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Nhô Quim realizar seus dois maiores desejos?

Sala 1 - Sessões: 

Quinta (11/09) - 17h30

Domingo (14/09) - 15h30

Terça (16/09) - 14h

Quarta (17/09) - 14h


3 OBÁS DE XANGÔ (Brasil, 2024) - Estreia

Direção: Sérgio Machado // 77 min. // 14 anos // Gullane

Sinopse: O documentário retrata a amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, os maiores responsáveis ​​pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até hoje. Os três defendem que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram depois.

Sala 1 - Sessões: 

Quinta (11/09) - 16h

Sábado (13/09) - 16h

Domingo (14/09) - 14h

Terça (16/09) - 17h20

Quarta (17/09) - 17h20


CIC - CENTRAL DE INTELIGÊNCIA CEARENSE (Brasil, 2025) - 2ª e 3ª Semanas

Direção: Halder Gomes // 101 min. // 14 anos // Paris Filmes

Acessibilidade do aplicativo: MLOAD

Sinopse: Wanderley, conhecido como Agente Karkará, é um agente secreto brasileiro que combate os criminosos mais perigosos do mundo representando a CIC - Central de Inteligência Cearense. 

Sala 1 - Sessões: 

Quinta (11/09) - 14h

Sexta (12/09) - 14h

Sábado (13/09) - 14h


O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025) - Pré-estreia e Estreia 

Direção: Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos // Vitrine Filmes

Acessibilidade do aplicativo: MovieReading

Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77 anos, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.

Sala 1 - Sessões: 

Quinta (11/09) - 14h

Domingo (14/09) - 14h

Terça (16/09) - 14h

-

Sala 2 - Sessões: 

Quinta (11/09) - 19h10

Sexta (12/09) - 16h

Sábado (13/09) - 17h30

Domingo (14/09) - 17h10

Terça (16/09) - 15h40

Quarta (17/09) - 15h40


CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL (Brasil, 1995/2025) - 2ª Semana

Direção: Carla Camurati // 100 min. // 12 anos // Copacabana Filmes 

Sinopse: A infanta espanhola Carlota Joaquina é prometida a D. João VI aos 10 anos de idade. Obrigada a partir de Portugal, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu “prometido” príncipe. Com a morte de D. José, Carlota Joaquina e D. João VI herdaram a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia: o Brasil.

Sala 2 - Sessões:

Quinta (11/09) - 15h40

Terça (16/09) - 15h40


LUIZ GONZAGA - LÉGUA TIRANA (Brasil, 2025) - 2ª Semana

Direção: Diogo Fontes e Marcos Carvalho // 113 min. // 12 anos // O2

Sinopse: Retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento. Focando em sua infância e adolescência, o filme busca explorar as profundas conexões entre o artista em formação e os mitos que moldaram a cultura nordestina.

Sala 1 - Sessões:

Quinta (11/09) - 

Sexta (12/09) - 

Sábado (13/09) - 

Domingo (14/09) - 

Terça (16/09) - 

Quarta (17/09) - 


INTERESTELAR (EUA/Reino Unido, 2014/2025) - 2ª Semana

Direção: Christopher Nolan // 129 min. // 10 anos // Warner/Universal

Sinopse: Diante da escassez de recursos naturais na Terra, um grupo de exploradores faz uso de um buraco negro recém-descoberto para superar as limitações da viagem espacial tradicional e conquistar grandes distâncias, buscando um possível novo lar para a humanidade.

Sala 2 - Sessões:

Quinta (11/09) - 

Sexta (12/09) - 

Sábado (13/09) - 

Domingo (14/09) - 

Terça (16/09) - 

Quarta (17/09) - 


Sessão Outras-Metragens - Mostra Marcelo Gomes


CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS (Brasil, 2005)  

Direção: Marcelo Gomes // 99 min. // 14 anos // Imovision

Sinopse: Em 1942, no sertão do Brasil, encontram-se dois homens muito diferentes: o alemão Johann, que fugiu da guerra, aceitando um emprego para vender a mais nova droga milagrosa, a aspirina; e o sertanejo Ranulfo, mais um dos muitos agricultores expulsos de suas terras pela implacável seca nordestina. Johann precisa de um ajudante e contratou Ranulfo. Num caminhão, os dois percorrem as estradas poeirentas do interior do Brasil. Mostramos aos moradores das menores vilazinhas um filme sobre o novo remédio que é a primeira experiência com o cinema da maioria deles. A viagem é também uma oportunidade de troca entre duas experiências de vida muito diferentes, do alemão urbano e educado, e do brasileiro iletrado, mas versado em vários expedientes úteis para o seu dia-a-dia. (MSP/29)

Sala 2 - Sessão:

Terça (11/09) - 17h

Tarifa promocional: R$ 6 (meia) e R$ 12 (inteira)


ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA (2012) - 

Direção: Marcelo Gomes // 91 min. // 18 anos // Imovision

Sinopse: Verônica tem 24 anos e vive uma fase de transição. Ela mora com o pai, e acabou de se formar em Medicina. Sem tempo para a vida agitada que tinha, ela agora se dedica ao início da vida profissional em um ambulatório de hospital público. As condições são precárias e o cotidiano muito cansativo. Uma noite, ao voltar para casa, ela resolveu usar o gravador para falar de seus próprios problemas.

Sala 2 - Sessão:

Sexta (12/09) - 14h

Tarifa promocional: R$ 6 (meia) e R$ 12 (inteira)


CRIATURAS DA MENTE (Brasil, 2025) Materiais  

Direção: Marcelo Gomes // 85 min. // 12 anos // Bretz Filmes 

Sinopse: O sonho como motor da revolução humana. Esse é o mote de Sidarta Ribeiro, neurocientista brasileiro que, há 20 anos, estuda os mistérios do sonhar. No filme, Sidarta explora como os sonhos e outras formas de acesso ao inconsciente podem transformar a experiência humana. Em sua investigação, unir propõe os saberes ancestrais dos povos originários e de origem africana no Brasil ao conhecimento científico, além de uma reavaliação científica das experiências com alucinógenos.

Sala 2 - Sessão:

Sábado (13/09) - 14h

Tarifa promocional: R$ 6 (meia) e R$ 12 (inteira)


Sessão de Curtas 

Sala 2 - Sessão:

Sábado (13/09) - 15h40

Gratuito


SERTÃO DE ACRÍLICO AZUL PISCINA (2004, co-diretor. Karim Aïnouz)

Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes // 26 min. //Livre

Sinopse: Uma viagem como filme; um filme como devaneio pelo sertão brasileiro. Lugares remotos revelam tradições e costumes de uma paisagem brasileira que é ao mesmo tempo primitiva e contemporânea, regional e globalizada. 


MARACATU, MARACATUS (Brasil, 1995)

Direção: Marcelo Gomes // 14 min. //Livre 

Sinopse: A partir de três personagens – um mestre do maracatu, um músico de rock e um filho de um antigo e famoso caboclo – o filme aborda a questão das diferenças culturais entre gerações de membros do maracatu rural: um ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.


CLANDESTINA FELICIDADE (1998) 

Direção: Beto Normal e Marcelo Gomes // 14 min. //Livre

Sinopse: Fragmentos da infância da escritora Clarice Lispector, no Recife, 1929. Sua paixão pela leitura, seu olhar curioso e perplexo, a descoberta do mundo.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Parceiro