Especialista orienta pais sobre critérios importantes antes da matrícula
O interesse das famílias por uma formação global para os filhos têm impulsionado o crescimento das escolas bilíngues no Brasil. De acordo com os últimos dados consolidados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), em 2023 a procura por esse modelo de ensino registrou alta de 64%. Este ano, já há registro de mais de 1.500 escolas bilíngues no país, quase o dobro em relação a cinco anos atrás, o que confirma a tendência de expansão do setor.
Com a demanda em alta, especialistas alertam que a escolha da instituição deve ser feita com atenção a aspectos pedagógicos e estruturais. No Brasil, as escolas bilíngues seguem diretrizes do Ministério da Educação (MEC), que definem a carga horária mínima em inglês: 30% das atividades curriculares na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e 20% no Ensino Médio.
Segundo a psicopedagoga Manoela Abreu, especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades e sócia-diretora da Ways Bilingual School, a proposta vai além do ensino da língua. “A segunda língua é integrada ao currículo, utilizada como meio para ensinar disciplinas como Matemática, Ciências ou Artes, sempre em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e referências internacionais como o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR)”, explica.
Na hora da matrícula, Manoela orienta que os pais avaliem como a escola insere o bilinguismo nas disciplinas e se a metodologia, como o CLIL (Content and Language Integrated Learning), se adapta à realidade da criança. Também destaca a importância da formação dos professores, que devem ser de fato bilíngues e contar com capacitação contínua.
Outro ponto de atenção é a carga horária. “Quanto mais cedo e mais frequente for o contato da criança com o novo idioma, mais natural será a aprendizagem”, pontua. O acompanhamento transparente do progresso, com relatórios claros, também é considerado essencial para os pais acompanharem a evolução dos filhos.
Além disso, a especialista ressalta a importância da estrutura física, dos recursos que favoreçam a imersão e da cultura escolar. “Os valores da instituição precisam estar alinhados ao que a família busca para a formação da criança. O envolvimento da família é igualmente indispensável, seja estimulando a leitura em inglês ou valorizando a diversidade cultural no cotidiano”, conclui.Sobre a Ways Bilingual School
A Ways Bilingual School é uma escola de formação integral com currículo nacional e bilíngue integrados, formação socioemocional, financeira e maker. A rede faz parte da Arco Educação, maior grupo de educação básica da América Latina, presente em mais de 10 mil escolas. Com unidades em Fortaleza e São Paulo, a rede oferece, na capital cearense, o segmento de ensino infantil e fundamental (early childhood e elementary years), enquanto em São Paulo conta também com o ensino médio (High School)

