O fluxo de turistas brasileiros para a República Tcheca segue em trajetória de crescimento consistente e já superou os números registrados antes da pandemia. Dados oficiais do Consulado Tcheco no Brasil e da CzechTourism, a agência nacional de turismo da República Tcheca mostram que, em 2024, mais de 56 mil brasileiros se hospedaram em hotéis no país, um avanço de 17,6% em relação a 2023 e de 19,3% sobre 2019, ano-base pré-pandemia. O desempenho coloca o Brasil como principal mercado emissor da América Latina para a Tchéquia.
O impacto econômico é reforçado pela quantidade de pernoites em hotéis, indicador-chave do turismo receptivo: os brasileiros somaram quase 150 mil diárias em 2024, alta de 19,7% frente a 2023. O dado confirma a relevância do público brasileiro para a hotelaria e serviços locais. Além disso, os turistas do Brasil apresentam a maior estadia média da América Latina, com 3,61 dias.
Os números mais recentes de 2025 confirmam essa tendência. Apenas no primeiro semestre, cerca de 28 mil brasileiros já visitaram a República Tcheca, um crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2024 e de 3,8% em relação a 2019. Foram contabilizadas mais de 73 mil pernoites, o que representa um avanço de 8,3% sobre 2019 e de 12,1% sobre 2024. A estadia média também cresceu, passando de 3,61 dias em 2024 para 3,65 dias em 2025.
Esse desempenho está alinhado a uma tendência global: o turismo de alto padrão foi o segmento que mais cresceu no pós-pandemia. O relatório Global Luxury Travel Strategic Business Report 2023 aponta que os viajantes premium têm ampliado sua participação no mercado, com maior gasto médio, busca por experiências exclusivas e preferência por roteiros personalizados.
Com o crescimento do interesse no destino, o Consulado Tcheco no Brasil e o Czech Tourism decidiram investir no mercado brasileiro, escolhendo o Ceará como ponto de partida de uma campanha que convida os viajantes a irem além de Praga. Para desenvolver essa ação, contaram com a parceria da Wee Travel, única agência Virtuoso do Norte e Nordeste do Brasil, unindo forças para criar um projeto de impacto.
Intitulada “Praga Mais um Plus”, a campanha tem como foco o segmento premium, apresentando a República Tcheca para além de sua capital. “A República Tcheca tem se consolidado como um destino estratégico para o viajante brasileiro, especialmente no segmento premium. Praga é sempre o ponto de partida, mas há cada vez mais interesse por extensões regionais, como Pilsen e Karlovy Vary, Boêmia do Sul e Telč, Olomouc, Brno e Morávia do Sul, além de destinos próximos à capital, como Kutná Hora, Karlštejn e as áreas naturais da Boêmia do Norte. As sugestões de roteiros são personalizadas, com experiências únicas e exclusivas, que elevam o perfil do público da viagem e ampliam o impacto econômico para além da capital”, afirma Natália Abreu, CEO da Wee Travel, agência especializada em roteiros sob medida para destinos de alto padrão.
Esse fortalecimento da presença brasileira na Tchéquia acompanha um movimento econômico maior: a Europa Central vem atraindo cada vez mais turistas de longo curso, e o perfil do viajante brasileiro, que costuma ter uma estadia média mais longa do que outros mercados, tem ganhado relevância na cadeia de valor do turismo local.
Aumento de vôos para a Europa
O Global Luxury Travel Strategic Business Report 2023 também aponta que o mercado mundial de turismo de luxo deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 9% entre 2022 e 2030, passando de US$ 1,1 trilhão em 2022 para US$ 2,3 trilhões até o fim da década.
Paralelamente, a conectividade aérea entre Brasil e Europa segue em franca expansão. Companhias como Iberia, LATAM, Air France-KLM e TAP projetam crescimento na oferta de voos para o continente, superando inclusive os níveis pré-pandemia.
Um dos destaques é o novo voo direto Fortaleza–Madri da Iberia, que estreia em 19 de janeiro de 2026. A rota contará inicialmente com três frequências semanais (segundas, quartas e sábados, em janeiro e fevereiro) e quatro a partir de março (incluindo as quintas-feiras). As saídas de Fortaleza ocorrerão às 19h, com chegada a Madri às 6h45 do dia seguinte. Já no sentido inverso, os voos partem da capital espanhola às 12h40, chegando à capital cearense às 17h30. Essa nova ligação abre acesso facilitado a diversos destinos europeus, incluindo a República Tcheca.
Outro movimento relevante é da LATAM, que anunciou a prorrogação da rota Fortaleza–Lisboa até março de 2026. Com operação em aeronaves Boeing 787, a rota oferece mais conforto aos passageiros e maior capacidade logística para cargas. Serão três frequências semanais a partir de outubro (segundas, terças e quintas-feiras), com tempo médio de voo de 7h30.
Inicialmente programada para encerrar em outubro de 2025, a rota foi estendida após registrar ocupação média de 82% nos primeiros meses de operação. O desempenho confirma o potencial turístico e econômico do Ceará e reforça o papel estratégico do Aeroporto Internacional de Fortaleza como uma das principais portas de entrada do Brasil para a Europa.
Sobre a Wee Travel
A Wee Travel é uma agência de viagens de experiências e luxo, única representante da Virtuoso (rede global de agências de viagens especializadas em turismo, hotelaria e experiências de luxo) do Norte e Nordeste do Brasil, que atua com consultoria de viagens personalizadas, oferecendo segurança, logística e tecnologia com a expertise de vários profissionais com mais de 20 anos de mercado. A agência, com cinco anos de atuação, já é reconhecida como uma das maiores e melhores do Nordeste e foi destaque em premiações nacionais. Na edição 2025 da premiação “Melhores do Turismo PANROTAS”, ficou entre as três melhores agências de viagens a lazer do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. Em 2023, Natália Abreu, CEO da Wee Travel, foi destaque nos 100+ poderosos do turismo PANROTAS
.jpeg)
