Robinson de Castro defende que a reforma é, na prática, de preços, custos, margens e resultados e quem não se preparar para ela pode ter a continuidade ameaçada
O Grupo Controller realizou a palestra “Reforma Tributária ou Reforma de Preço?”, conduzida pelo contador, advogado e presidente da empresa, Robinson de Castro. O encontro, gratuito e aberto ao público, aconteceu na sede do grupo, reunindo empresários, gestores e profissionais interessados em compreender como a Reforma Tributária impactará diretamente preços, custos, margens de lucro e cadeias produtivas .
Com uma abordagem estratégica e prática, Robinson destacou que a aprovação da Reforma representa uma das mudanças estruturais mais relevantes das últimas quatro décadas, indo além de um debate técnico.”Não se trata apenas de uma reorganização da arrecadação, mas de um fator que pode alterar margens, preços e a sobrevivência dos negócios. A Reforma é tributária no texto da lei, mas, na prática, é uma reforma de preços, custos, margens de lucro e cadeias produtivas. Quem estiver preparado sairá na frente”, afirmou.
Durante a palestra, foram discutidos os efeitos do modelo do IVA dual, formado pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), e os desafios que empresas de diferentes setores enfrentarão para adaptar processos internos, rever custos e reposicionar preços. O evento reforçou o papel da contabilidade estratégica como aliada na tomada de decisões e no reposicionamento competitivo, despertando nos participantes a necessidade de se antecipar às mudanças para garantir a sustentabilidade dos negócios no médio e longo prazo.
A palestra faz parte de uma série de capacitações que o Grupo Controller tem realizado junto ao mercado. Ainda neste ano, mais eventos abertos ao público e gratuitos serão realizados pela empresa.