Evento gratuito no Teatro Celina Queiroz marca o lançamento de edital voltado a estudantes de Jornalismo e áreas correlatas do Nordeste
Em setembro, o Sistema Verdes Mares participa da Academia LED, iniciativa do Movimento LED – Luz na Educação e da Fundação Roberto Marinho, que chega ao Nordeste com o objetivo de incentivar práticas inovadoras em educação.
No dia 29 de setembro, às 10h, na Unifor, será realizada a aula aberta da Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade, com o tema “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa”. Voltado a estudantes de comunicação, o encontro proporcionará diálogo com as jornalistas Aline Oliveira (TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará), Bianka Carvalho e Sonia Bridi (Globo), sobre os desafios e transformações em áreas como jornalismo, inovação, tecnologia e produção de conteúdo.
Inédita em Fortaleza, a Academia LED aproxima os alunos dos bastidores e da prática profissional na Globo e no Sistema Verdes Mares, estimulando seu desenvolvimento em temas de interesse público e no combate à desinformação.
“A Academia LED traz uma oportunidade única para estudantes conhecerem de perto a vivência de grandes jornalistas brasileiras. Queremos estimular novos olhares para os desafios do nosso tempo e inspirar práticas inovadoras”, afirma Gustavo Bortoli, diretor de Jornalismo do Sistema Verdes Mares.
O evento também incentiva a participação no edital Academia LED, destinado a projetos que apresentem o Nordeste como território de criatividade, tecnologia e soluções transformadoras. O edital será lançado em 23 de setembro, com inscrições abertas até 31 de outubro. Cada projeto vencedor receberá R$ 10 mil para execução, além de imersão na Globo com mentorias exclusivas durante todo o processo.
Sobre a Academia LED
A Academia LED faz parte do Movimento LED - Luz na Educação, iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho. Voltada para estudantes universitários, ela foi criada em 2025 e promove encontros com profissionais da empresa, visitas guiadas às suas unidades e apoio a pesquisas acadêmicas relacionadas à Globo, aproximando os jovens dos bastidores e das transformações em áreas como jornalismo, inovação, tecnologia e produção de conteúdo. Já passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo e agora desembarca em Recife, Salvador e Fortaleza, com novo edital direcionado para a região Nordeste.
Sobre o Sistema Verdes Mares
Fundado em 1960 e pertencente ao Grupo Edson Queiroz, é um dos maiores conglomerados de mídia do país. Reúne a TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, Diário do Nordeste, TV Diário, rádios Verdinha FM, FM 93 e Recife FM (PE), além dos portais G1 Ceará e GE. Desde 2018, opera em redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo em um projeto pioneiro no Brasil e referência para a imprensa internacional.
Sobre o Grupo Edson Queiroz (GEQ)
Presente na vida dos brasileiros desde 1951, o GEQ atua nos setores de energia (Nacional Gás), eletrodomésticos (Esmaltec), bebidas não alcoólicas (Minalba Brasil) e comunicação (Sistema Verdes Mares). Com mais de 9 mil colaboradores, mantém uma cultura de ética, inovação e compromisso com o desenvolvimento do país. Em 2025, celebra o centenário de Edson Queiroz, fortalecendo a conexão entre o legado do fundador e o futuro.